Notícias



Transporte público

Linhas da empresa Transcal estão disponíveis no aplicativo TEU! Ônibus

A ferramenta permite que o passageiro acompanhe a movimentação do veículo pela tela do celular

04/08/2020 - 05h00min

Atualizada em: 04/08/2020 - 05h00min


Isadora Neumann / Agencia RBS
Toda a frota da empresa está equipada com GPS

Usuários de ônibus da Região Metropolitana contam, agora, com uma novidade: a Transcal, de Cachoeirinha, passa a integrar o aplicativo TEU! Ônibus. A ferramenta também recebeu uma atualização e permite que os usuários possam fazer o roteiro dos seus trajetos até o seu destino, incluindo os trechos que devem ser feitos a pé até a parada mais próxima, indicada no aplicativo. O uso do GPS pelos veículos também permite, entre outras facilidades, o acompanhamento da movimentação dos ônibus na tela do celular para saber em quanto tempo ele chegará na parada.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Para oferecer o benefício, a Transcal está instalando o sistema de GPS em toda a sua frota, que percorre 75 linhas distribuídas nas categorias Convencional, Executiva e Seletiva, e realiza mais de 700 viagens diárias. No total, a frota da empresa conta com 193 veículos.

_ O aplicativo nos ajuda a oferecer um serviço mais assertivo e confortável ao passageiro. Vivemos um período no qual o transporte coletivo enfrenta novos desafios, ao mesmo tempo em que se faz ainda mais fundamental para a mobilidade urbana, e por isso acreditamos que ferramentas modernas como essa são essenciais _ afirma Alexandre Biazus, diretor da Transcal.

Uma das funções que mais poderão facilitar o deslocamento dos usuários é a roteirização dos trajetos. Com a ferramenta, o usuário precisa apenas digitar os endereços de partida e de destino, dentro da Região Metropolitana atendida pelo sistema TEU!, para que o mapa mostre o caminho que a pessoa deve fazer até a parada de ônibus mais próxima. O mapa também indica as linhas que devem ser tomadas para se alcançar o destino e ainda o tempo de deslocamento.

Leia também
Tire suas dúvidas sobre o bloqueio dos cartões TRI e SIM
10 ideias para ajudar a salvar o transporte coletivo em Porto Alegre
Das 11 linhas de ônibus do transporte municipal de Alvorada, apenas quatro estão em operação

Previsão

Com o app, o usuário também pode acompanhar o deslocamento do veículo pelo traçado do itinerário no mapa e ter uma previsão do horário no qual o veículo irá passar na parada, podendo assim se deslocar até o ponto somente quando o ônibus estiver chegando. Pesquisas sobre as linhas por cidade e horário e seleção dos veículos que possuem acessibilidade também são possibilidades. 

A ferramenta, criada em 2018 e hoje com mais de 12 mil usuários ativos, é uma iniciativa da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM). Empresas como SOUL, Viação Alvorada, Sogal e os consórcios Cteu e CMT, cujos serviços abrangem as cidades de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio, já têm suas frotas incluídas no aplicativo. A ferramenta é abastecida com informações vindas de mais de 800 veículos, que por sua vez percorrem 565 linhas e realizam quase 6 mil viagens diariamente.

O app TEU! Ônibus está disponível para os sistemas IOS e Android e pode ser baixado gratuitamente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias