Notícias



Nossa Senhora Aparecida

Saiba como será o funcionamento de comércio, supermercados e outros serviços na Capital durante o feriadão

Ônibus e trens irão operar com tabela horária de domingos e feriados na segunda-feira

08/10/2020 - 21h30min


GZH
GZH

O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, causará alterações nos horários de funcionamento de determinados serviços da Capital na segunda-feira (12), que também é o Dia das Crianças. Os bancos e as agências dos Correios e da FGTAS/Sine estarão fechados, assim como as unidades de saúde e farmácias distritais. 

Os supermercados devem abrir, e as lojas que firmaram acordo coletivo junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) também poderão funcionar normalmente. Os pronto-atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas (confira os endereços na lista abaixo).

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Já os ônibus e a Trensurb irão operar com tabela horária de domingos e feriados.

Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas durante o feriado. As contas de consumo que vencem nesta data podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também podem utilizar os canais alternativos, como internet banking e mobile banking, além dos caixas eletrônicos.

Comércio

As lojas da Capital estão autorizadas a abrir na segunda-feira, desde que tenham firmado o acordo coletivo junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindec-POA. O documento, que pode ser consultado neste site, garante o funcionamento das empresas do varejo com a mão de obra de funcionários em feriados. Lojas que não tiverem fechado esse acordo poderão funcionar somente com o proprietário, sem a presença de empregados.

Correios

A empresa informa que não haverá expediente nas agências nem na Central de Atendimento dos Correios (CAC) na segunda-feira. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações nesse dia, os clientes devem acessar o site da empresa. Na terça-feira (13), o atendimento será realizado normalmente.

Limpeza urbana

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Leia também
Postos de saúde da Capital permitem agendamento de consultas pelo celular
Zelador do Parcão: quem é o homem que há quase 40 anos cuida de um dos principais parques de Porto Alegre
Memórias de um jornaleiro: as histórias de quem carregava as notícias embaixo do braço

Luz

As agências e postos de atendimento da CEEE seguem fechadas por determinação judicial em decorrência da pandemia. Todos os serviços estão disponíveis pelos canais digitais: Agência Virtual ou telefone 0800-721-2333. 

Em caso de falta de luz, os clientes podem enviar um torpedo para 27307 com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), localizado no canto superior direito da fatura de energia. Atendimentos de urgência e emergência funcionarão em regime de plantão.

Supermercados

Conforme o acordo coletivo de trabalho do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital devem funcionar durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Saúde

Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas durante o feriadão. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica também seguirão funcionando. 

Já as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas de sábado (10) a segunda-feira, retomando o atendimento na terça a partir das 7h ou 8h, conforme o planejamento de cada serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24 horas:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº) 
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil) 

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661, Independência)

Agências FGTAS/Sine

As agências FGTAS/Sine estarão fechadas durante o feriadão. Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), nas unidades do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).

Ônibus

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os ônibus vão circular com tabela de domingo durante o feriado de segunda-feira. Os horários podem ser conferidos no site do órgão.

Trensurb

A Trensurb informa que a operação dos trens seguirá a tabela horária de domingos e feriados, com intervalos que variam entre 20 e 25 minutos, na segunda-feira. Os horários estão disponíveis neste site.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias