Notícias



Folha de novembro

Leite anuncia que salários do funcionalismo serão pagos em dia após 57 meses

Segundo o governador, 100% da folha do Executivo será quitada na próxima segunda-feira

27/11/2020 - 20h01min


Eduardo Matos
Eduardo Matos
Enviar E-mail

O governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão em rede social nesta sexta-feira (27), que os salários de novembro do funcionalismo serão pagos em dia, na próxima segunda-feira (30). Os vencimentos do servidores do Executivo sofriam com atrasos e parcelamentos há 57 meses.

— Depois de 57 meses em que o Estado não conseguia pagar os salários dos servidores em dia, no próximo dia 30, segunda-feira, o salário de todos os servidores do Executivo serão quitados na data que legalmente está definida. É uma notícia muito importante e muito positiva que queremos compartilhar com toda a sociedade gaúcha — disse Leite, ao abrir a transmissão (assista acima).

O governo disse que o atraso sistemático do pagamento da folha é um símbolo do desajuste das contas públicas e que esse pagamento em dia só foi possível em razão do esforço do governo e de “reformas profundas”. Ressaltou que foi preciso adotar medidas consideradas antipáticas para reduzir despesas e contingenciar custeio. Citou ainda a importância da reforma da previdência num ajuste a longo prazo.

Leia mais
Tarifa da CEEE ficará 6,79% mais cara para consumidores residenciais e comerciais
Feirão Serasa Limpa Nome oferece quitação de 10 milhões de dívidas por R$ 50
Cozinha de casa pode virar ganha-pão: confira dicas para começar a vender alimentos

Leite disse que ainda há um cenário de incertezas na economia em razão da pandemia e também em razão da arrecadação do próximo ano, que poderá sofrer redução em razão do fim das alíquotas majoradas de ICMS. Há projeto na Assembleia para tentar manter o atual cenário. 

Para o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, “o caminho de ajuste fiscal ainda é amplo, mas que o trabalho até aqui está dando fruto”:

- O pagamento em dia não está sendo feito às custas de outros atrasos, de deixar fornecedores acumulando passivos ou soluções extraordinárias precárias.

 O governador aproveitou para lembrar que os municípios que estavam com atrasos de repasses já estão recebendo em dia e agradeceu o apoio da Assembleia na aprovação de projetos de ajuste fiscal.

— Deram uma grande contribuição. E temos a expectativa de que vão nos ajudar a não darmos passos para trás, para que a gente mantenha esse ritmo de confiança. Que a gente possa dar sequência a esses avanços para os servidores e para a sociedade como um todo, colocando o Rio Grande do Sul como cumpridor das suas obrigações – disse Leite.

Próximos meses

Leite não quis adiantar como será o pagamento da folha de dezembro, mas disse que, em razão do pagamento em dia de novembro, fica mais fácil honrar o compromisso com os servidores no próximo mês. Também não comentou sobre no 13º salário, que inclusive já tem projeto na Assembleia para parcelamento.

— Temos que seguir com controle rigoroso das despesas para que o Estado não volte a atrasar. Não é possível garantir que não se volte a atrasar em função de quadro econômico incerto — destacou.

Sobre o próximo ano, vez projeção otimista:

— A expectativa em 20121, se assegurarmos as receitas previstas e concluirmos as privatizações projetadas, é de um ano melhor para todos do Rio Grande do Sul, viabilizando investimentos no Estado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias