Notícias



Receita do Leitor

Ceia de Ano-Novo da vó Nelba: aprenda a fazer o filezinho suíno com farofa de banana

Aos 84 anos, Maria Nelba Nunes Fonseca, de Porto Alegre, teve a receita premiada no Concurso Culinária neste ano

16/12/2020 - 17h03min


Isadora Neumann / Agencia RBS
Delícia para a ceia de Ano-Novo

Na ceia de Ano Novo, é tradição servir a carne de porco. Segundo o senso comum, o animal significa progresso, pois “fuça” para a frente. E, por isso, o DG mostra hoje uma opção deliciosa com a carne suína. 

Aos 84 anos, Maria Nelba Nunes Fonseca, de Porto Alegre, arrasa na cozinha com o preparo dos filezinhos suínos com farofa de banana. 

– Aprendi esse prato com a minha vó. O segredo é fazer com muito amor e carinho para a filha e os netos. Todos gostam – conta a aposentada. 

A delícia preparada por Nelba foi premiada no Concurso Culinária, promovido pelo DG e Asun Supermercados, neste ano. O prato salgado ficou com a nona colocação. 

MEU SEGREDINHO
/// – Coloco mostarda amarela no preparo dos molhos. Quando o molho já está pronto, acrescento duas colheres de sopa de mostarda. Dá um gostinho especial. 

LEIA MAIS
Suco energético da Juliette
Especial para diabéticos: saiba como preparar a torta de sorvete diet do chef Gabriel
Cassata de Nozes da Viviane: aprenda a preparar uma sobremesa gelada

Isadora Neumann / Agencia RBS

INGREDIENTES

Filezinho e molho
✔ 2 filezinhos suínos (aprox. 1kg)
✔ 2 dentes de alho picados
✔ 1 cebola média picada
✔ 1 pimentão amarelo picado
✔ 1 pimentão vermelho picado
✔ 5 tomates picados ou 1 molho de tomate
✔ 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
✔ 1 colher (sopa) de açúcar
✔ Sal fino
✔ Pimenta do reino
✔ Orégano
✔ 2 colheres (sopa) de mostarda amarela 

Farofa de banana
✔ 3 bananas maduras picadas
✔ 2 ovos cozidos picados
✔ 140g de bacon picado
✔ 250g de farofa temperada
✔ 100g de aveia em flocos grossos
✔ 3 colheres (sopa) de sementes de girassol
✔ 3 colheres (sopa) de gergelim
✔ 5 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
✔ 1 colher (sopa) de manteiga
✔ Tempero verde a gosto
✔ Sal e pimenta do reino a gosto
✔ 2 dentes de alho picados
✔ 1 cebola média picada 

MODO DE PREPARO

/// Tempere os filezinhos suínos com sal fino a gosto. Faça pequenos cortes ao longo da carne e coloque pedaços de alho picado. Para cozinhar a carne, utilize uma panela larga e não muito rasa. 

/// Coloque na panela uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem e o açúcar para dourar a carne. Deixe aquecer um pouco e adicione o corte suíno. Frite cada lado até dourar.

/// Após, para concluir o cozimento, adicione meia xícara de água. Vire a carne depois de alguns minutos. Quando secar a água, coloque mais meia xícara de água. Faça esse procedimento de adicionar água e virar a carne até cozinhar por completo. Reserve os filezinhos em uma travessa.

/// Na mesma panela, coloque uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem. Adicione a cebola e pimentões picados para refogar. Acrescente os tomates picados ou o molho de tomate. Misture e deixe cozinhar por dois minutos.

/// Adicione mostarda amarela, sal, pimenta do reino e orégano a gosto. Monte o prato colocando o molho sobre os filezinhos na travessa.

/// Farofa de banana: em uma frigideira alta, frite o alho, a cebola e o bacon na manteiga até o bacon ficar dourado. Após, acrescente as bananas picadas e continue fritando até que elas fiquem com uma coloração um pouco mais escura. 

/// Adicione a farofa temperada juntamente com aveia em flocos, sementes de girassol, gergelim e azeitonas picadas. Mexa até dourar. Coloque sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente tempero verde e ovos picados. Misture. Sirva junto com o filezinho suíno. Bom apetite!

RENDIMENTO: 4 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                     
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                     
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias