Notícias



Seu Problema é Nosso

Familiares criam vaquinha para comprar casa nova para menino com paralisia cerebral

Denzel vive no hospital desde que nasceu, mas a hora de receber alta está chegando. Porém, a casa para onde ele irá deve atender uma lista de recomendações médicas.

07/12/2020 - 09h37min

Atualizada em: 07/12/2020 - 09h52min


arquivo pessoal / arquivo pessoal
Denzel está no hospital desde que nasceu, há um ano e um mês

O pequeno Denzel Muriel Ferreira Cruz, um ano e um mês, trava uma batalha desde os primeiros dias de vida. Ele nasceu com uma malformação no cérebro, que desencadeou paralisia cerebral. Desde então, o bebê passa seus dias no hospital. A mãe, a técnica de enfermagem, Yessamni Mariana de Souza Ferreira, 21 anos, nunca teve a chance de levar o filho para casa:

LEIA MAIS
Com apoio do maestro João Carlos Martins, músico gaúcho faz campanha para lutar contra distonia focal
Ideias fora do papel: professor de Alegrete conta como inovou nas aulas remotas de Artes
Creche do bairro Sarandi faz campanha para construção de biblioteca comunitária


- Ele nasceu no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre e ficou internado lá por um tempo, mas nesse hospital só havia UTI Neonatal, e o Denzel já estava ficando grande, então fomos transferidos para o hospital Moinhos de Vento, também na Capital.

O menino precisa usar traqueostomia e ventilador mecânico, pois não consegue respirar sozinho, e isso compõe um grande problema para a mãe atualmente: está chegando a hora da tão esperada alta de Denzel, porém, o bebê precisa ficar em uma residência onde não haja umidade, que seja tranquila, de alvenaria e que seja de fácil acesso para ambulâncias. A casa onde a mãe vive, vai contra essas recomendações médicas.

A técnica em enfermagem, então, deu início a uma vaquinha online para custear a compra de uma nova casa para tratar de Denzel.

Casa

O pai do menino faleceu em abril deste ano. Ele estava em frente a sua barbearia quando homens em um carro fizeram vários disparos contra seu empreendimento. Até então, Denzel usufruía dos plano de saúde de seu pai. Após o falecimento, Yessamni com medo de pausar o tratamento do filho, resolveu fazer um esforço e continuar pagando do próprio bolso. Desde então, desempregada e sem poder trabalhar por conta dos cuidados com o filho, a renda dela é a pensão que recebe pela morte de seu marido, em torno de um salário mínimo

A residência onde a técnica de enfermagem mora é de seu avô. Além da casa ser de madeira, outros familiares também moram no local, alguns, inclusive, fumantes. Por isso, Denzel não pode fazer seu tratamento na mesma casa.


Mobilização entre amigos e família

Família e amigos estão ajudando como podem, com doações financeiras para a vaquinha e divulgando pelas redes sociais. Yessamni explica que não tem muito critério para a escolha da casa:

- Eu não quero uma mansão, pode ser só uma pecinha. Eu preciso de um local seguro e que siga as recomendações médicas para cuidar do meu filho.

A mãe estima que o custo para compra da casa será, no mínimo R$ 40 mil. Até agora, com a vaquinha online, só conseguiram R$ 9 mil.

- Os equipamentos, remédios e todo o resto serão custeados pelo plano de saúde, que estou pagando com muito esforço. O dinheiro eu quero usar só para a compra da casa, que é nossa prioridade agora.

Interessados podem contribuir com a vaquinha no link vaka.me/1487950 ou entrar em contato com Yessemni no número (51) 99325-8585.

Produção: Thayná Souza


Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso     



MAIS SOBRE

Últimas Notícias