Tecnologia
Marcação de consultas por aplicativo chega a 47 postos de saúde de Porto Alegre
Objetivo é que todas as unidades contem com o recurso até o fim do primeiro trimestre de 2021
Em pouco mais de três meses, a prefeitura de Porto Alegre ampliou de seis para 47 o número de postos de saúde que permitem a marcação de consultas via aplicativo. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (21).
O processo foi feito aos poucos, com a transição das agendas dos pacientes para o sistema. Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz, o objetivo é que todos os postos da cidade contem com o recurso até o fim do primeiro trimestre de 2021 (veja abaixo a lista dos postos já disponíveis).
A marcação de consultas com profissionais de saúde é feita pelo aplicativo #EuFaçoPoa. Para marcar, é necessário realizar uma autenticação junto ao sistema e-gov, do governo federal, para garantir a segurança das informações.
Depois, o paciente pode selecionar a unidade de referência, se esta já contar com o recurso. Após o horário de fechamento dos postos, será possível marcar horário em um dos oito que atendem até as 22h: Belém Novo, Diretor Pestana, Modelo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza.
— Cada vez mais as pessoas estão habituadas a mexer com tecnologia, e mesmo o impedimento por questões de idade vem diminuindo. É importante também dizer que o agendamento pelo celular vai ser só uma parte da marcação de consultas, porque as pessoas vão seguir conseguindo agendar na unidade — explica Katz.
Leia também
Prefeitura de Porto Alegre vai recorrer da decisão judicial que determina a reabertura de quatro postos de saúde
Esteio lidera incidência de casos e de mortes por 100 mil habitantes na Região Metropolitana
Funcionários do Imesf começaram a ser demitidos pela prefeitura de Porto Alegre
Além disso, o Prontuário Eletrônico do Cidadão está disponível para 100% dos porto-alegrenses. Por meio dele, é possível ter acesso a todos os dados de atendimento, podendo ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar a validade de medicamentos recebidos por meio do SUS e ainda ter acesso a boletins médicos de internações hospitalares.
Para acessar, também é necessário fazer a autenticação junto ao sistema do governo federal. No caso do prontuário, por fornecer informações sensíveis, a validação dos dados deve ser feita em uma unidade de saúde.
— O prontuário, por lei, é do paciente. Mas isso nunca era disponibilizado para ele. Agora, estará no celular. Fica disponível para que o paciente mostre a algum profissional de saúde quando quiser e para que ele possa cuidar melhor da sua saúde — detalha o secretário-adjunto.
Postos de saúde que permitem marcação de consultas via aplicativo:
- 5ª Unidade
- Bananeiras
- Beco do Adelar
- Belém Novo
- Campo da Tuca
- Campo Novo
- CF Iapi
- CF Jose Mauro Ceratti Lopes
- Chácara da Fumaça
- Cohab Cavalhada
- Cristal
- Cruzeiro Do Sul
- Diretor Pestana
- Domênico Feoli
- Ernesto Araújo
- Farrapos
- Glória
- Guarujá
- Jardim da Fapa
- Lami
- Lomba do Pinheiro
- Macedônia
- Mapa
- Maria da Conceição
- Mario Quintana
- Moab Caldas
- Modelo
- Monte Cristo
- Morro Santana
- Nossa Senhora de Belém
- Osmar Freitas
- Panorama
- Passo das Pedras I
- Primeiro de Maio
- Ramos
- Rubem Berta
- Santa Marta
- Santa Tereza
- Santo Alfredo
- São Carlos
- Sarandi
- Timbaúva
- Tristeza
- UBS Iapi
- UBS Mapa
- Vila Cruzeiro
- Vila Jardim