Prazo curto
Prefeitura de Porto Alegre vai recorrer da decisão judicial que determina a reabertura de quatro postos de saúde
Liminar, concedida a pedido do Ministério Público, exige que unidades voltem a atender pacientes em até 72 horas
A prefeitura de Porto Alegre vai recorrer da decisão judicial que determinou a reabertura das unidades Laranjeiras, no bairro Morro Santana, Jenor Jarros, no bairro Rubem Berta, Vila Elizabeth, no bairro Sarandi, e Pitinga, no bairro Restinga. As quatro unidades foram fechadas no início do mês. Conforme a liminar, concedida a pedido do Ministério Público, as unidades devem voltar a atender pacientes em até 72 horas.
O MP questiona que os locais foram fechados sem a apresentação de um estudo, e que o atendimento foi remanejado sem ouvir a comunidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os postos não têm condições estruturais de permanecerem abertos e a falta de médicos deixava a população desassistida durante o período de férias dos profissionais.
Em nota, a prefeitura afirma ainda que todos os dados técnicos e o plano de reorganização dos locais serão apresentadas à Justiça.
Leia também
Moradores de comunidades onde postos foram fechados reclamam de falta de informações
Funcionários do Imesf começaram a ser demitidos nesta segunda pela prefeitura de Porto Alegre
Das quatro unidades, apenas uma será reformada para outra finalidade. A unidade Vila Elizabeth será transformada em uma unidade de atendimento psicológico.