Notícias



Avanço da pandemia

Prefeitura de Canoas suspende parte de cirurgias eletivas e mutirões

Medida foi tomada após o aumento na demanda de pacientes diagnosticados com coronavírus

03/12/2020 - 20h59min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail

A prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, suspenderá parte das cirurgias eletivas e mutirões a partir da próxima semana. Os procedimentos agendados até esta sexta-feira (4) serão realizados, de acordo com o secretário da Saúde do município, Fernando Ritter. A medida foi tomada a partir do aumento no número de casos de coronavírus na cidade.  

— Estamos nos aproximando do mesmo nível de julho e agosto, que foram os piores da pandemia em Canoas. Chegamos a ter apenas 12 internados em terapia intensiva após o pico. Nesta semana, porém, já atingimos 32 — conta.  

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

semana passada, Ritter esteve reunido com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, discutindo as medidas a serem tomadas contra o avanço do vírus. 

Além da suspensão das cirurgias eletivas, o município ampliou o número de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltados a pacientes positivados. Até então, eram 27 no Hospital Universitário (HU) e 10 no Hospital Nossa Senhora das Graças. Agora serão 34 no HU, seis no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e 10 no Gracinha.  

— Também ampliamos o número de leitos clínicos, passando de 64 para 103 — destaca.  

Leia também
Governo admite crescimento exponencial da pandemia no RS e abre mais 190 leitos de UTI
Preço em dólar, produção limitada, falta de um calendário: saiba quais são os desafios para a vacinação de grupos não prioritários

Canoas está em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado criado pelo governo do Estado, isto é, com risco alto de contágio. Canoas é a terceira cidade gaúcha com maior número de pessoas confirmadas com covid-19, chegando a 11.673 — atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul. Ao todo, 386 pacientes já morreram em decorrência da doença no município. Os dados estão no painel de monitoramento do governo gaúcho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias