Notícias



Seu Problema é Nosso

Laço solidário busca reformar creche na Zona Norte da Capital

Com o desejo de ampliar o trabalho e revitalizar a instituição, a entidade arrecada doações para a reforma do prédio

22/01/2021 - 15h36min

Atualizada em: 22/01/2021 - 15h56min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Instituição fica no bairro Passo das Pedras.

Fundada em outubro de 1990, a Associação Liga de Amparo aos Necessitados Maria Tereza, localizada no bairro Passo das Pedras, em Porto Alegre, é um projeto sem fins lucrativos que tem o objetivo de proporcionar cultura e lazer a crianças em situação de vulnerabilidade social. Com o desejo de ampliar o trabalho e revitalizar a instituição, a entidade arrecada doações para a reforma do prédio. De acordo com a diretora da fundação, Oraida Silveira, 50 anos, de Porto Alegre, o instituto acolhe crianças que precisam de cuidados durante o dia. 

Leia Mais:
Construção de creche está parada há oito anos na zona norte de Porto Alegre
Aposentada transforma retalhos em roupinhas de recém-nascidos para doar em hospital na Capital
Ação em prol de animais silvestres pede doações

– A associação tem o intuito de proporcionar um espaço para que mães deixem seus filhos para poder ir trabalhar – ressalta. 

Transformações 

Segundo a diretora, o projeto começou em um barracão de lona, servindo sopa às crianças e aos adolescentes atendidos. Com muito esforço da comunidade, a instituição ganhou um prédio para dar início aos trabalhos com o público- alvo. 

O projeto, hoje, é direcionado à cultura e ao lazer. São desenvolvidas oficinas de dança, música, teatro, dramatização e artesanato, por exemplo, atendendo cerca de 200 jovens de um ano a 15 anos, no turno inverso da escola. O trabalho da organização busca abordar temas como alimentação saudável e ambiente seguro, proporcionando também atividades recreativas para estimular o raciocínio lógico.

 A creche é mantida por convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Esse recurso prevê a compra de alimentos, materiais pedagógicos e de higiene, e pagamento de despesas fixas como água, luz e internet. Com o apoio de doações de moradores, a entidade atende as comunidades do bairro Passo das Pedras II, Jardim dos Coqueiros, Altos da Lagoa e Barro Vermelho. Para a reforma, porém, é necessário arrecadar mais recursos. 

Segundo Oraida, o projeto tem o intuito de ajudar a criança nos processos educativos: 

– É uma etapa linda que requer amor, cuidados com as crianças. Todo nosso trabalho é direcionado para a cultura e o lazer deles. A instituição tem a missão de promover essa transformação social e fortalecer os vínculos entre as crianças e os adolescentes –, declara. 

Conforme a diretora, o intuito agora é concluir o projeto “Embelezamento Total”.  Com a ajuda da comunidade, dos pais de alunos e dos profissionais da entidade, o prédio será revitalizado. O imóvel, hoje, está com cerca de 30% do espaço reformado. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Uma das paredes do prédio já revitalizada.

– Para a execução da reforma do muro e das paredes, precisamos de tintas, pincéis, andaimes e recursos financeiros – frisa Oraida. 

Como auxiliar o projeto?

/// Para ajudar a associação a dar andamento na revitalização do prédio, podem ser feitas doações por meio do Banrisul, agência 0051, conta: 06.011959.1-2, CNPJ: 89.455.422/ 0001- 65. 

/// Para obter mais informações, entre em contato com a instituição pelo telefone (51) 3347- 6431. 

Produção: Vitória Fagundes 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias