Notícias



Receita do Leitor

Pudim de micro-ondas do Toulouse: aprenda a fazer um doce rápido

Com uma pitada de café na mistura, o estudante de Cachoeirinha conta como preparar a sobremesa de chocolate

22/01/2021 - 12h08min

Atualizada em: 22/01/2021 - 12h09min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Para saciar a vontade de doce

Uma sobremesa para sanar rapidamente a vontade de comer aquele docinho! Essa foi a ideia do estudante de História Toulouse Schultz, 23 anos, no preparo do pudim de micro-ondas. 

– Gosto bastante de cozinhar. Apesar de não ter tanta habilidade com pratos salgados, com doces tenho mais facilidade. Nesse pudim, eu vi a união de duas coisas: um doce rápido e ao mesmo tempo que fosse prático. Ficou perfeito! – explica.

Na casa do estudante e com os amigos, o doce faz sucesso. Além de um preparo que não toma muito tempo, Toulouse conta que os ingredientes são facilmente encontrados no mercado com preços acessíveis. O detalhe da receita do jovem é adicionar um pouco de café na mistura do pudim. 

– Quanto ao café, como bom estudante universitário, não vivo sem ele – conta bem-humorado e complementa:

– Eu coloco café porque combina perfeitamente. Dá para fazer a receita sem (o café), apenas com o chocolate, fica bom também. Mas o café dá aquele gostinho especial, serve para dar aquela quebradinha no doce, então, fica uma delícia. 

Em relação à quantidade de café na receita, Toulouse destaca que fica a critério de quem prepara: 

– Depende do gosto da pessoa que vai comer. Eu adiciono de duas a três colheres de chá de café solúvel. Não pode ser o café tradicional, aquele de passar. 

LEIA MAIS
Cheesecake abrasileirada da Mafe: aprenda a preparar uma sobremesa fácil
Saiba como fazer um brigadeiro de cerveja
Focaccia da Flavinha: aprenda a fazer um aperitivo de origem italiana 

MEU SEGREDINHO
/// – Quando colocar o pudim no micro-ondas e completarem-se dois minutos cozinhando, abra e dê uma mexida no café solúvel, que estará concentrado. Com esse primeiro aquecimento, o café já derrete e é fácil incorporar na receita. Se não mexer, o pó do café pode não se misturar bem em todo o pudim.

INGREDIENTES
✔ 3 ovos
✔ 1 caixa de creme de leite (200g)
✔ 1 caixa de leite condensado (395g)
✔ 1 xícara (chá) de açúcar (200g)
✔ 1 xícara (chá) de chocolate em pó (200g)
✔ 1 colher (sopa) de manteiga sem sal (20g)
✔ Café solúvel a gosto 

MODO DE PREPARO

/// Em um recipiente, coloque os ovos, o chocolate em pó, o leite condensado e o creme de leite. Misture até que os ingredientes formem uma massa homogênea. 

/// Adicione na mistura a manteiga derretida e salpique o café solúvel a gosto. Misture.

/// Passe a massa para uma travessa de vidro temperado ou uma fôrma especial para micro-ondas. 

/// Leve ao micro-ondas por cerca de 12 minutos. Quando se passarem os primeiros 6 minutos, abra o micro-ondas e verifique a textura. Se ainda estiver mole, deixe mais 3 minutos e verifique novamente a textura. Caso ainda não esteja consistente, deixe por mais 3 minutos. O pudim estará pronto quando der para colocar um palito e ele sair sem resquícios do pudim. 

RENDIMENTO: 10 porções   
TEMPO DE PREPARO: 15 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Vitória Fagundes

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias