Seu Problema é Nosso
Projeto voluntário arrecada materiais escolares para crianças em Porto Alegre
A ação beneficiará cerca de 200 crianças de escola, na Zona Norte da Capital
Com o objetivo de contribuir com a educação de crianças moradoras de comunidades carentes das regiões periféricas de Porto Alegre, o projeto Viva Rua está promovendo o apadrinhamento escolar. O trabalho do grupo, composto por voluntários, visa organizar e entregar 200 kits de materiais escolares.
Leia Mais
Incômodo há mais de um ano: Moradores de Viamão reclamam de esgoto a céu aberto
Menino de sete anos que nunca cortou o cabelo vai vender mechas para ajudar criança com paralisia cerebral
Aposentada de Eldorado do Sul sofre a espera por cirurgias
Segundo a presidente da entidade, Kiany Lenz, 29 anos, no ano de 2020, a ação atendeu a 120 crianças de seis a 14 anos da comunidade de Santa Rosa. Já, neste ano, o projeto deseja abranger mais crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, na Zona Norte.
– Foi uma ação super legal. Todas as crianças ganharam caderno de capa dura, caixa de lápis de cor, estojo, tesoura, cola e borracha. Um kit bem completo – conta.
Conforme Kiany, a distribuição dos itens fica a cargo da coordenação da escola, pois a instituição tem uma melhor noção sobre a necessidade de cada aluno. O projeto faz, apenas, a arrecadação dos kits.
O grupo é uma organização sem fins lucrativos e não tem patrocinadores. De acordo com Kiany, a ação conta apenas com a parceria da comunidade para doações de materiais escolares e de quantias em dinheiro para a compra dos itens e montagem dos kits. Além da campanha voltada às crianças, o projeto faz um trabalho voltado aos moradores de rua, oferecendo refeições prontas e doações de agasalhos.
Proposta
Conforme Kiany, a ideia inicial da campanha começou a partir de uma conversa com a equipe do voluntariado via WhatsApp, em 2020. Depois que todos do grupo aprovaram a iniciativa, a presidente não mediu esforços e procurou escolas que aceitassem a ajuda, o que não demorou muito, pois, logo, conseguiu encontrar uma instituição.
– Tudo começou no ano passado a partir de ações com crianças, que o grupo organizava e realizava em datas festivas, de 2018 e 2019. Vimos, daí, que a responsabilidade social do projeto vai muito além de um presente de Dia das Crianças. Após jogar a ideia no grupo do Viva Rua, conversamos com a coordenação de uma escola. A diretora adorou a ideia – comenta a voluntária.
Segundo ela, um dos principais objetivos é incentivar o estudo e a aprendizagem dos jovens de comunidades carentes. O grupo acredita que as crianças possam ter uma qualidade de vida melhor por meio desse trabalho.
– Elas (crianças) são o futuro da nação! Que essas pequenas ações que o Viva Rua faz motivem as crianças a correrem atrás dos seus sonhos, a lutarem com garra para ultrapassarem todos os obstáculos que possam ter de enfrentar e encontrar em seus caminhos – declara.
Arrecadação até o dia 6 de março
Os materiais escolares ou doações em dinheiro para a compra dos itens serão recebidas até o dia 6 de março. Isso porque a distribuição dos presentes será no dia 10 de março, na escola.
COMO AJUDAR?
/// Para doar valores para a compra dos itens, entre em contato com Lugyana Ramos Lenz: (51) 98666- 1005.
/// Conheça o projeto pelo @projetovivarua no Instagram ou Projeto VIVA RUA, no Facebook, ou pelo site www.projetovivarua.com.br.
Produção: Vitória Fagundes