Notícias



Receita do Leitor

Aprenda a fazer a paçoquinha do chef Moisés

Tradição das festas juninas, o doce é fácil de preparar e leva um ingrediente extra para realçar o sabor

30/06/2021 - 10h14min

Atualizada em: 30/06/2021 - 10h41min


UniRitter / Divulgação
Receita leva apenas três ingredientes principais

Para manter a tradição junina, mesmo sem as grandes festas de São João, o chef Moisés Basso, coordenador do curso de Gastronomia da UniRitter, sugere uma receita fácil de ser preparada em casa: a paçoquinha de amendoim. No entanto, ele acrescentou um ingrediente que realça o sabor: o chocolate. 

– É uma receita muito simples, para não deixar a data passar em branco – conta Basso. Além de deliciosa, a paçoquinha leva apenas três ingredientes principais: amendoim, açúcar e sal. 

– O próprio amendoim, ao ser processado, solta sua gordura e, quando apertamos o farelo nas forminhas, vai estar na textura ideal para a montagem da paçoca – explica.

LEIA MAIS

Peixe de forno do Godoy: confira como fazer um prato fácil e com poucos ingredientes
Para entrar no clima de São João, Paula mostra o preparo da torta caipira
Creme de milho com bacon e pipoca picante: aprenda a preparar a receita junina da Graciela

O incremento que o chef sugere deixa o sabor do doce ainda melhor, e o processo de cozimento, mais aromático. 

– Para dar um “plus”, podemos adicionar uma cobertura de chocolate meio amargo – afirma Moisés. 

Uma das dicas do chef é utilizar forminhas de gelo com o fundo de silicone para moldar o doce, pois o modelo é melhor para desenformar a paçoca. Moisés explica que podem ser usadas as forminhas tradicionais, porém, com o cuidado para não quebrar a paçoquinha. 

– Não há a necessidade de untar as forminhas porque já há o óleo do próprio amendoim – destaca. 

UniRitter / Divulgação
O chef Moisés Basso, coordenador do curso de Gastronomia da UniRitter, sugere essa receita prática

MEU SEGREDINHO

– O processado da paçoquinha pode ser usado como um crocante para colocar em bolos, coberturas, no sorvete e também em sobremesas que combinem com amendoim. Fica muito bom! 

INGREDIENTES


✔ 500g de amendoim descascado e torrado
✔250g de açúcar refinado ou demerara processado
✔ 1 colher (chá) de sal
✔ 200g de chocolate meio amargo (opcional)

MODO DE PREPARO:

/// Coloque em um processador de alimentos toda a quantidade de amendoim, sal e açúcar. Processe os ingredientes até dar liga e a mistura ficar homogênea. 

/// Para a montagem, utilize forminhas de gelo, de preferência modelos com o fundo de silicone. Espalhe o farelo processado na forminha e aperte-o para que seja preenchido todos os espaços da forminha. Assim que finalizado o preenchimento, tire o excesso que sobrou e leve as forminhas à geladeira por uma hora para dar mais firmeza à paçoca. Desenforme e sirva.

UniRitter / Divulgação

/// Se preferir com cobertura, derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Pegue as paçocas, uma a uma, e passe uma das extremidades da paçoquinha no chocolate derretido ou, caso seja de sua preferência, regue-as com uma leiteira, dando uma decoração ao prato. 

UniRitter / Divulgação

RENDIMENTO: de 40 a 50 paçoquinhas
TEMPO DE PREPARO: 40 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!

/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Confira outras Receitas do Leitor


MAIS SOBRE

Últimas Notícias