Notícias



Esquema completo

Porto Alegre alcança 30% da população imunizada contra a covid-19

Parcerias, agilidade e vacinação em todos os dias da semana são fatores que contribuíram para atingir o indicador

18/07/2021 - 21h15min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
No fim de semana, vacinação chegou aos homens a partir de 35 anos, e expectativa é de ampliar as faixas etárias nesta semana

Seis meses após o início da vacinação contra a covid-19, Porto Alegre atingiu a marca de 30% da população com o esquema vacinal completo. Isso significa que três a cada 10 pessoas já receberam as duas doses da vacina ou foram imunizadas com a dose única contra a doença.

O vacinômetro mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indicava que, até as 14h10min deste domingo (18), 445.467 pessoas já estavam com o esquema vacinal completo. Isso corresponde a 30,02% da população total residente na cidade. Quando se inclui na conta quem recebeu apenas uma dose, a proporção de vacinados chega a 51,31%.

Em todo o Rio Grande do Sul, o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta que 22,37% da população gaúcha está imunizada com as duas doses ou dose única. No entanto, os dados estaduais e municipais não podem ser comparados diretamente, já que as prefeituras conseguem abastecer seus sistemas próprios de forma mais rápida — para o preenchimento no sistema estadual, é necessário incluir informações mais detalhadas sobre as pessoas contempladas com as doses, o que demanda mais tempo.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter acredita que as parcerias fechadas pela prefeitura estão entre os motivos que colaboraram para o avanço da imunização na cidade. Assim, foi possível realizar mutirões de vacinação em hospitais, universidades e farmácias, por exemplo.

— Essas parcerias ajudam, porque não tem como fazer somente nas unidades de saúde. Os profissionais cansam, e há outros serviços nesses locais. Também temos a nosso favor a agilidade, aumentando a faixa etária às vezes no mesmo dia em que chegam as vacinas. E também não paramos nenhum dia de vacinar, seja sábado, domingo ou feriado.

Conforme Ritter, o registro no sistema em tempo real também ajuda a agilizar o processo, além de manter o painel atualizado. O coordenador também acredita ser positivo o fato de a prefeitura não divulgar onde estão as vacinas de diferentes laboratórios:

— Não dá para deixar dose parada. A gente tem tentado fazer as pessoas não escolherem a vacina, porque isso estimula desistência em alguns casos. Lá em janeiro, ninguém queria saber de qual laboratório era, e a gente segue sem divulgar os locais. Todas elas são resolutivas.

Leia também
Saiba mais sobre a vacina da Pfizer, única autorizada para uso em adolescentes no país
Veja como foi o primeiro dia da vacinação de adolescentes com deficiência e comorbidades em São Leopoldo
Porto Alegre ampliará a vacinação contra covid-19 para pessoas a partir de 34 anos na segunda e 33 na terça-feira

Ritter diz que os dados da vacinação se refletem na diminuição no número de casos de internações por covid-19, mas alerta que ainda há um longo caminho pela frente — segundo especialistas, a imunidade coletiva só será atingida quando o percentual de imunização chegar perto de 70%.

— Ainda há um longo caminho. Espero que o Ministério da Saúde consiga cumprir as previsões de entrega de doses, porque temos capacidade para vacinar rapidamente.

Faixa etária

Neste fim de semana, pessoas incluídas na faixa etária dos 35 anos puderam receber a vacina contra a covid-19, juntamente com outros grupos prioritários que já estavam autorizados. A prefeitura já prevê, ao longo da semana, diminuir ainda mais a idade.

Na segunda-feira (19), a aplicação da primeira dose será para a população a partir dos 34 anos. Já na terça-feira (20), recebem a vacina as pessoas com 33 anos ou mais. Os horários e locais de vacinação ainda não foram divulgados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias