Capital mantém aplicação de vacina em todas as pessoas com 15 anos ou mais nesta sexta - Notícias

Versão mobile

 
 

Contra a covid16/09/2021 | 21h22Atualizada em 16/09/2021 | 21h22

Capital mantém aplicação de vacina em todas as pessoas com 15 anos ou mais nesta sexta

Imunização terá horário estendido em 30 postos de saúde de Porto Alegre

Capital mantém aplicação de vacina em todas as pessoas com 15 anos ou mais nesta sexta Laura Becker / Agencia RBS/Agencia RBS
Com receio de mudanças na vacinação, adolescentes eram maioria nas filas dos postos de saúde nesta quinta-feira Foto: Laura Becker / Agencia RBS / Agencia RBS

Após a nota técnica do Ministério da Saúde que gerou dúvidas a respeito da vacinação em adolescentes, a prefeitura de Porto Alegre decidiu manter nesta sexta-feira (17) a aplicação da primeira dose para todas as pessoas com 15 anos ou mais. Além disso, a Secretaria de Saúde seguirá aplicando a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses e pessoas imunossuprimidas com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.

LEIA MAIS
Quais são os 10 bairros de Porto Alegre com mais pessoas vacináveis não imunizadas
Terceira dose de vacina contra covid é aplicada em ao menos 10 municípios do RS

Os adolescentes acima de 12 anos com comorbidades também seguem recebendo a imunização. O serviço contempla 36 postos de saúde e 19 farmácias parcerias. Do total de postos, 30 terão vacinação em turno estendido (após as 17h). Também haverá Rolê da Vacina no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h, e pontos de vacinação no Bourbon Wallig e Shopping João Pessoa.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. A partir desta sexta, não será mais cobrado o comprovante de residência.

Segunda dose

Para quem já completou o intervalo de aplicação da Pfizer há pelo menos oito semanas, a segunda dose do imunizante será disponibilizada em 19 farmácias parceiras e 36 unidades de saúde, além do Largo Glênio Peres, Shopping João Pessoa e Bourbon Wallig.
Com relação à segunda dose de Coronavac e AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e 10 semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira aplicação até 20 de agosto (Coronavac) e 9 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para receber a segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Terceira dose

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda aplicação até 16 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias.

Entre os imunodeprimidos, a prefeitura elenca pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento com quimioterapia, transplantados, pessoas vivendo com HIV/aids, pacientes que usam corticóides em doses maiores do que 20mg/dia de prednisona ou medicamentos modificadores da resposta imune, pacientes em hemodiálise ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

Confira do serviço nesta sexta-feira (17)

/// O quê: primeira dose contra a covid-19
Público: pessoas com 15 anos ou mais
Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e três pontos de vacinação (Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
Endereços e horários: confira no link 

/// O quê: segunda dose da Coronavac/Butantan
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias
Onde: em 15 unidades de saúde, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa
Onde: App 156+POA (agendas para a Unidade Bananeiras)
Endereços e horários: confira no link 

/// O quê: segunda dose da AstraZeneca/Oxford
Público: pessoas que receberam a primeira dose há 10 semanas
Onde: em 33 unidades de saúde, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa
Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)
Endereços e horários: confira no link 

/// O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech
Público: pessoas que receberam a primeira dose há oito semanas ou mais
Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e três pontos de vacinação (Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
Endereços e horários: confira no link 

/// O quê: terceira dose (dose de reforço)
Público: idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses ou mais e imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias
Onde: em 36 unidades de saúde, 19 farmácias parceiras e três pontos de vacinação (Bourbon Wallig, Largo Glênio Peres e Shopping João Pessoa)
Endereços e horários: confira no link 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros