Notícias



Imunização contra a covid-19

Porto Alegre inicia vacinação de adolescentes a partir dos 15 anos nesta quinta-feira 

Capital ainda anunciou uma série de ações para elevar número de adultos imunizados no município

15/09/2021 - 21h56min


Samantha Klein
Samantha Klein
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS

A prefeitura de Porto Alegre inicia, nesta quinta-feira (16), uma série de medidas para ampliar a vacinação da população. Entre outras ações, nesta data começa a imunização de adolescentes a partir dos 15 anos. Desde terça-feira (14), jovens de 17 anos ou mais estão sendo vacinados, com grande procura nos postos de saúde. 

LEIA MAIS
Mais de 57 mil pessoas ainda não se vacinaram na Capital; prefeitura anuncia ações para alcançar este público
Porto Alegre terá 57 pontos de vacinação nesta quinta-feira: confira onde buscar as doses 

O serviço completo e horários de atendimento para os jovens a partir de 15 anos estão disponíveis no site da prefeitura.   

Além disso, segundo o vice-prefeito, Ricardo Gomes, de acordo com a demanda, a faixa etária já poderá cair para adolescentes de 12 anos ainda nesta sexta-feira (17). Pela primeira vez, a prefeitura está destacando que as primeiras doses aplicadas são da farmacêutica Pfizer. 

– Todas as vacinas funcionam, todas são boas. Mas se eventualmente alguém não se vacinou ainda por ter identificado que havia imunizante de outras farmacêuticas, agora comunicamos que temos estoque de vacina da Pfizer. Queremos ampliar ao máximo a vacinação – disse. 

Nesta quarta-feira, foi iniciada a aplicação da terceira dose do imunizante para idosos a partir dos 70 anos. Além disso, também começou nesta data a redução do intervalo da aplicação das vacinas Pfizer de dez para 8 semanas. 

Ações para acelerar a imunização 

Porto Alegre ainda não alcançou a meta de imunizar toda a população adulta com pelo menos uma dose. Com o objetivo de aumentar os índices de vacinação contra a covid-19 na cidade, a prefeitura de Porto Alegre anunciou uma série de medidas nesta quarta-feira.  

Entre as ações está a elevação do total de postos de saúde disponibilizando doses diariamente. Normalmente, pelo menos 11 pontos oferecem a aplicação dos imunizantes contra o coronavírus. Este número deve chegar a 57 pontos, incluindo unidades básicas de saúde, shoppings, farmácias e drive-thrus.  

O projeto Rolê da Vacina vai ocorrer diariamente no largo Glênio Peres e a secretaria da saúde também aumentará o atendimento noturno. 

Outra medida que pretende incentivar a vacinação é o estabelecimento de uma parceria com aplicativos de transporte Uber e 99. Segundo a prefeitura, o convênio prevê R$ 300 mil em vouchers de viagem com distribuição pelas entidades de assistência social, a partir da próxima semana. 

No dia 2 de outubro, haverá ainda a ação Dia Multivacinação, com o estabelecimento de linhas circulares sem cobranças nos bairros identificados com menores índices de vacinação. Pelo menos 57 mil porto-alegrenses não receberam a primeira dose da vacina, sendo que 66% são pessoas em vulnerabilidade social. A aposta é estabelecer ações para facilitar o acesso aos pontos de vacinação e aumentar a comunicação à população de baixa renda.  

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias