Notícias



Covid-19

Saiba como será a vacinação na Região Metropolitana nesta segunda-feira

Adolescentes com 12 anos ou mais já podem receber a primeira dose em Cachoeirinha, Eldorado do Sul e Viamão

26/09/2021 - 21h10min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Apenas duas cidades não aplicarão a primeira dose nesta segunda-feira

Os municípios da Região Metropolitana seguem ampliando a faixa etária de vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira (27). Em Cachoeirinha, Eldorado do Sul e Viamão, podem receber a primeira dose pessoas a partir dos 12 anos.

Em São Leopoldo e Gravataí, a primeira aplicação será para os adolescentes com 13 anos ou mais. Já Alvorada e Sapucaia do Sul vacinam as pessoas a partir dos 14 anos.

Alvorada

/// Nesta segunda-feira (27), a vacinação estará aberta para as pessoas a partir dos 14 anos sem comorbidades. Os adolescentes devem ir acompanhados por responsáveis. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 20h, no Ginásio Municipal.

/// Idosos com 70 anos ou mais (com a segunda dose feita até 27 de março) serão vacinados com a dose reforço. Para aqueles que estiverem acamados, é possível fazer agendamento pelo número: 3044-8711.

/// As pessoas com alto grau de imunossupressão também poderão receber a dose de reforço, desde que tenham feito a segunda aplicação até o dia 30 de agosto.

/// No local, também serão aplicadas a segunda dose da CoronaVac e da AstraZeneca (conforme data da carteira). A Pfizer será para quem tomou a primeira dose até 2 de agosto.

LEIA MAIS
Marcelo Queiroga anuncia terceira dose para profissionais da saúde
Agentes de saúde fazem caminhada para incentivar vacinação na Restinga
Com o avanço da vacinação, veja como encontrar pessoas com menos riscos

Cachoeirinha

/// Adolescentes de 12 a 17 anos recebem a primeira dose nas unidades José Ari, Carlos Wilkens, Ildo Caçapava e Centro do Idoso. Menores de 16 anos precisam levar autorização dos pais ou estarem acompanhados.

/// Nos mesmos locais, idosos com 70 anos ou mais (que receberam a segunda dose até 27 de março) e imunossuprimidos (que receberam a segunda dose até 29 de agosto) serão vacinados.

/// A segunda dose da Pfizer será aplicada nas unidades José Ari, Carlos Wilkens, Ildo Caçapava e Centro do Idoso. A segunda dose da AstraZeneca será aplicada nas unidades Décio, Jardim Betânia e José Ramos. E a segunda dose da CoronaVac será aplicada apenas na unidade José Ramos.

/// O atendimento em todas será 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Canoas

/// A segunda dose da Pfizer estará disponível para quem se vacinou até 10 de julho. A aplicação acontece nos 27 postos de saúde do município, das 8h às 17h. A distribuição de senhas se encerra às 16h45min.

/// A Sala de Imunização do Hospital Universitário, continua a vacinação de adolescentes com comorbidades, entre 12 e 17 anos, gestantes e puérperas, das 9h às 15h. Também está disponível no local a segunda dose da Pfizer para gestantes e puérperas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca.

/// Nesta segunda-feira, não haverá aplicação da primeira dose para população em geral nem da dose de reforço para idosos e imunossuprimidos.

Eldorado do Sul

/// Adolescentes de 12 anos ou mais serão vacinados. As segundas doses da Pfizer e da AstraZeneca estão sendo antecipadas em 14 dias em relação à data marcada na carteirinha. Já a CoronaVac é aplicada de acordo com a data marcada.

/// Idosos de 70 anos ou mais que fizeram a segunda dose há pelo menos seis meses e pessoas com alto grau de imunossupressão que fizeram a segunda dose há 28 dias também receberão a vacina.

/// No Centro, em frente ao Pronto Atendimento 24 horas, a vacinação ocorre das 15h das 20h. No Parque Eldorado, em frente a UBS Nelson Marchezan, é das 16h às 19h.

Esteio

/// Qualquer pessoa acima de 15 anos, com ou sem comorbidades, já pode marcar um horário no site da prefeitura para receber a imunização. A aplicação é realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Padre Claret, 666).

/// Também é possível fazer o agendamento para a dose de reforço dos idosos com 70 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses, e para pessoas imunodeprimidas que tenham concluído sua imunização há, no mínimo, 28 dias.

/// Quem não conseguir agendar pelo site poderá utilizar o telefone 3433-8400 (ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

Gravataí

/// A aplicação da primeira dose será ampliada para o público com 13 anos ou mais nesta segunda-feira. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos responsáveis. A vacinação ocorrerá em 29 unidades de saúde. Os locais e horários de atendimento estão no Facebook da prefeitura.

/// A segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca estará disponível para quem foi vacinado até 19 de julho. A segunda dose da vacina Pfizer será aplicada no público que recebeu a primeira dose até 2 de agosto. Já a segunda dose da CoronaVac será aplicada conforme a marcação da data na carteira.

/// Já a terceira dose será aplicada em idosos a partir dos 70 anos que receberam a segunda aplicação há, pelo menos, seis meses e em pessoas imunossuprimidas a partir dos 18 anos que receberam a segunda há pelo menos 28 dias.

Guaíba

/// A segunda dose da Oxford/AstraZeneca será oferecida conforme a determinação da carteira de vacinação. A aplicação ocorre no Ginásio Coelhão, das 8h às 14h. As antecipações estão suspensas. A aplicação da primeira dose será retomada na quarta-feira (29) para o público a partir dos 16 anos.

Novo Hamburgo

/// Estão liberados os agendamentos de primeira dose nas unidades de saúde para o público a partir dos 15 anos. No dia da vacina, o adolescente deve estar acompanhado de um responsável e apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, Cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência no nome do responsável (caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, deve ser apresentada declaração registrada em cartório que o responsável reside naquele local).

/// São aceitos como comprovante de residência: contas de energia elétrica, água, telefone fixo e cópia do contrato de aluguel, neste caso também autenticada em cartório.

São Leopoldo

/// Nesta segunda-feira, a prefeitura de São Leopoldo inicia a vacinação para os adolescentes a partir dos 13 anos, com ou sem doenças prévias. O Ginásio Celso Morbach e o Centro de Eventos terão expediente das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h.

/// Nos dois locais serão aplicadas as segundas doses do imunizante Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac para a conclusão do esquema vacinal. A Pfizer para quem realizou a primeira até o dia 8 de julho, a AstraZeneca para quem realizou a primeira até o dia 6 de julho e CoronaVac para quem completou 28 dias de intervalo.

/// O Ginásio Municipal Celso Morbach será o ponto de referência da terceira dose para idosos com 70 anos ou mais. O atendimento será feito a pé. Para receber o reforço, é preciso ter completado no mínimo seis meses da última dose e não estar em tratamento com antibióticos.

/// A Blitz da Vacinação estará pela manhã na Ocupação Tancredo Neves, das 9h às 11h30min. Durante a tarde, as equipes estarão na Cerâmica Anita, das 13h30min às 16h.

Sapucaia do Sul

/// A vacinação contra a covid-19 para primeira dose será para adolescentes a partir dos 14 anos em sete unidades de saúde. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca será aplicada em quem recebeu a primeira até o dia 23 de julho. Para a segunda aplicação da Pfizer é necessário ter feito a primeira até 6 de agosto. Já a CoronaVac será aplicada para os vacinados com primeira dose até o dia 14 de setembro.

/// A dose de reforço será aplicada em seis unidades de saúde para os idosos com mais de 70 anos que tem recebido a segunda dose até o dia 30 de março.

/// Para receber a vacina em qualquer uma das etapas – primeira, segunda ou dose de reforço – é preciso fazer o agendamento no site.

Viamão

/// A vacinação será para todas pessoas com 12 anos ou mais. Todos os adolescentes que serão vacinados necessitam estar acompanhados de seus pais ou um adulto responsável. Na impossibilidade de comparecimento do responsável o adolescente poderá ser vacinado desde que o responsável legal assine um termo de consentimento de vacinação. O termo pode ser baixado neste link.

/// Também será ofertada a dose reforço para o público com 70 anos ou mais (é necessário ter feito a segunda dose há mais de seis meses) e imunodeprimidos (com última dose aplicada há 28 dias).

/// Quem tomou Pfizer até26 de julho já pode receber a segunda dose. A Oxford/AstraZeneca também é antecipada para o público que recebeu a primeira dose até 19 de julho. Em relação à CoronaVac, segue a data de aplicação indicada na carteira de vacinação.

/// O atendimento é nas 18 unidades de saúde da cidade. A US Centro está fechada para reformas. Unidades Santa Isabel, Águas Claras e São Lucas têm horário estendido atéas 20h para atendimento e vacinação.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias