Notícias



Receita do leitor

Aprenda o preparo do sorvete de banana caseiro da chef Luciana

Receita perfeita para refrescar o calorzinho que vem chegando

13/10/2021 - 08h00min


Anselmo Cunha / Agencia RBS

Cozinhar sempre foi uma experiência prazerosa para a chef Luciana Oliveira, 43 anos, moradora do bairro Cristal, na Capital. Ela é designer de interiores, mas decidiu realizar o sonho de se tornar cozinheira profissional.

_ Amo cozinhar desde menina. Por isso, digo: nunca desista de seus sonhos _ diz ela.

No dia 20 de outubro será sua formatura no curso de cozinheira profissional pelo Senac. Ela conta que decidiu fazer essa receita porque a banana é uma fruta popular e poucas pessoas conhecem a técnica do sorvete frito. As receitas da Luciana podem ser encontradas no Instagram @cheflucianaoliveira.

LEIA MAIS
Bolinho de chocolate com linhaça: confira como preparar a receita da chef Graciela
Confira o novo kit Junte & Ganhe e aprenda a preparar conservas caseiras
Lasanha de churrasco: confira a receita do chef Leonardo

Segundo o coordenador dos cursos de Gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre, Leonir Martello, as formações em gastronomia são uma ótima oportunidade para quem quer ingressar nessa área:

_ Quase sempre nossos alunos conseguem oportunidades antes mesmo de se formarem.

O preparo desta receita foi feito nas dependências da Escola de Gastronomia do Senac.

MEU SEGREDINHO:
_ Caso o caramelo cristalize, coloque gotinhas de limão ou vinagre. Assim as moléculas que se separaram se reunirão.

INGREDIENTES

Sorvete
✔  125ml de leite integral
✔  125ml de creme de leite
✔  3 gemas
✔  70g de açúcar
✔  300ml nata
✔  2 bananas maduras
✔  50ml conhaque (opcional)
✔  1 pitada canela em pó
✔  40g de manteiga sem sal

Empanamento
✔  2 ovos
✔  120g de castanha de caju sem sal triturada
✔  90g de farinha de trigo

Caramelo salgado
✔  100g açúcar
✔  40g manteiga com sal
✔  60ml creme de leite
✔  1 pitada de sal

Fritura
✔  900ml de óleo de soja

MODO DE PREPARO

/// Base do sorvete: em uma panela, aqueça o leite e o creme de leite sem deixar ferver. Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela e bata com fouet (batedor) até formar um leve creme. Acrescente 1/3 do leite e do creme de leite aquecido e mexa.

/// Ponha o creme na panela com 2/3 restantes de leite e creme de leite, mexa até ficar homogêneo e  a espuma sumir e formar o ponto "napê" (cremoso e denso). Não pode ferver porque talha. Coloque em um bowl e tampe com plástico. 

/// Coloque a nata na batedeira, mas não bata muito, para evitar que o chantilly vire manteiga, e reserve.

/// Corte as bananas em cubos pequenos e disponha, em uma frigideira grande, a manteiga, o açúcar e a canela em pó. Deixe a banana cozinhar um pouco. Se você se sentir habilitado a flambar, faça-o com o conhaque. Senão, evite fazê-lo, pois é uma técnica perigosa para quem não a domina. Desligue o fogo e reserve até esfriar.

/// Bata a banana no liquidificador para que forme um creme liso e sem grumos. Misture num bowl o creme inglês, a banana e o chantilly.

/// Coloque o sorvete no freezer e, de 2 em 2 horas, bata. Repita esse processo três vezes. Deixei o sorvete descansar por 24 horas. Faça bolas com o sorvete e coloque em um prato coberto com plástico, no freezer, por 10 minutos.

/// Empanamento: coloque os ovos, a farinha e a castanha em tigelas separadas. Bata levemente os ovos com o garfo. Passe o sorvete na farinha, no ovo e na castanha. Passe novamente nos ovos e na castanha e coloque no freezer.

/// Caramelo salgado: coloque o açúcar em uma frigideira e tire do fogo quando estiver dourado. Coloque o creme de leite morno e mexa sem parar. Ponha novamente no fogo por 1 minuto. 

/// Finalização: coloque o óleo em uma panela, mas não encha. Ligue o fogo a 170ºC. Pegue a bola de sorvete com a escumadeira e coloque por 20 segundos no óleo sem tirá-la da escumadeira. Em seguida emprate-o e coloque o caramelo salgado morno.

TEMPO DE PREPARO: 24 horas
RENDIMENTO: 1 litro 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar dois canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693 e o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br.

Confira outras receitas 

Produção: Kênia Fialho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias