Notícias



Receita do  Leitor

Lasanha de churrasco: confira a receita do chef Leonardo

Chef e docente da Faculdade Senac preparou uma lasanha recheada com  a carne que sobra do churrasco

29/09/2021 - 09h59min


Anderson Dorneles / Faculdade Senac RS
Preparo é ótimo para reaproveitar alimentos

Para finalizarmos o especial de receitas alusivas ao mês Farroupilha, apresentamos a lasanha de churrasco preparada pelo chef e docente da Faculdade Senac Leonardo Cruz, 26 anos, morador do Centro Histórico de Porto Alegre. 

– Para esse prato, me inspirei na vontade de utilizar totalmente os alimentos – afirma.

Apesar de simples, a culinária gaúcha não é nada sucinta de sabor. Quando se trata de churrasco, o gaúcho faz tudo com fartura. Mas é claro que aquilo que não é consumido na hora é transformado em outro prato. Para dar um toque com a cara do sul para aquela carne que sobra, o chef traz a dica de preparar uma lasanha de massa fresca utilizando as sobras de churrasco.

MEU SEGREDINHO: /// É sempre importante abrir a massa fresca aos poucos, para não secar.

LEIA MAIS:
Aprenda a fazer o queijo mussarela caseiro da Simone
Boeuf Bourguignon: aprenda a preparar a receita de carne ao vinho do chef Matheus Troglio
Bolo de churros: confira as dicas da Djane para não dar errado

INGREDIENTES:

Molho bechamel
60g de manteiga
 60g de farinha de trigo
1 cebola
 1 litro de leite
Pimenta branca moída
 Noz-moscada ralada
 Sal 

Massa da lasanha
1kg de farinha de trigo
10 ovos
 Sal
 30ml de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

/// Molho: aqueça o leite com a cebola picada em fogo brando até ferver. Em outra panela, aqueça a manteiga e, quando estiver derretida, acrescente a farinha de trigo, mexa sempre até cozinhar o roux (nome dado a um espessante a base de manteiga e farinha). Não deixe escurecer demais. Acrescente, aos poucos, o leite quente no roux, mexendo com o fouet (batedor), até que esteja bem homogêneo e o molho chegue ao ponto napê (ponto espesso do molho). Tempere com sal, pimenta branca moída e noz-moscada.

/// Massa: misture a farinha e o sal em uma tigela grande e faça um buraco no centro. Posteriormente, acrescente os ovos e o azeite. Com um garfo, empurre gradualmente os ingredientes secos para a mistura de ovos. Mexa até que forme uma massa. À medida que se mistura a massa, acerte a consistência com mais farinha ou água.

/// Passe a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe até que a textura tenha se tornado elástica e homogênea, durante 5 minutos. Forme uma bola com a massa, cubra-a e deixe-a descansar à temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos.

/// Abra a massa em folhas finas e corte como preferir: à mão ou utilizando uma máquina. Assim, a massa estará pronta para ser cozida ou pode ser conservada na geladeira por até dois dias.

/// Recheio: desfie as sobras de churrasco e incorpore-as no molho bechamel.

/// Monte as camadas da lasanha, com o molho e a massa fresca. Se quiser, coloque algum queijo de sua preferência.

/// Asse no forno à lenha por cerca de 15 minutos ou até gratinar. No forno convencional, asse a 180 graus por cerca de 20 minutos ou até gratinar.

TEMPO DE PREPARO: 1 hora (se o churrasco estiver pronto)
RENDIMENTO: 12 porções

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!

/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       

/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        

/// Para onde e como eu envio? Você pode usar dois canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693 e  o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br.

 Confira outras receitas da seção Receita do Leitor  

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias