Retorno obrigatório do ensino presencial em todas as escolas do RS começa no dia 3 de novembro - Notícias

Versão mobile

 
 

Volta às aulas28/10/2021 | 22h29Atualizada em 28/10/2021 | 22h30

Retorno obrigatório do ensino presencial em todas as escolas do RS começa no dia 3 de novembro

Decreto com o detalhamento da decisão do governo do Estado deve ser publicado nesta sexta-feira (29)

Retorno obrigatório do ensino presencial em todas as escolas do RS começa no dia 3 de novembro Antonio Valiente / Divulgacao/Divulgacao
Após o feriadão, todos de volta às salas de aula Foto: Antonio Valiente / Divulgacao / Divulgacao

Anunciado pelo governo do Estado na quarta-feira (27), o retorno obrigatório dos alunos às salas de aula das escolas gaúchas ocorrerá no dia 3 de novembro, depois do feriadão do Dia de Finados. O decreto que apresentará o detalhamento dessa decisão deve ser publicado nesta sexta-feira (29).

A mudança envolve todos os estudantes da Educação Básica das redes pública e privada de ensino. As etapas abrangidas são Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A obrigatoriedade não afeta instituições de Ensino Superior.

Em entrevista no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite defendeu que o número reduzido de casos de contaminação de crianças e o avanço da vacinação permitem que os protocolos sejam ajustados.

Leia mais
Governo do Estado torna obrigatória a presença de alunos em salas de aula
Especialistas apontam caminhos para combater a evasão escolar no ensino público
Os novos desafios para a escola pública após a pandemia

— Infelizmente, mais de 30 mil gaúchos perderam suas vidas, e a pandemia está tirando também futuros, porque a adesão à volta às aulas está sendo menor do que deveria. Estamos tornando o retorno presencial obrigatório porque não podemos perder futuros —afirmou o governador.

O governo não detalhou ainda os protocolos de distanciamento entre as classes que serão adotados no novo formato. Atualmente, as crianças precisam permanecer a um metro umas das outras. Como nem todas as salas de aula permitem que, com essa regra, se comporte todos os estudantes de uma turma, a exigência demanda que se oferte o ensino híbrido, isto é, tanto presencial quanto remoto.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros