Notícias



Seu Problema é Nosso

Atleta busca apoio para participar de campeonato nos Emirados Árabes 

Com 13 anos, Tifani já acumula conquistas no Jiu-Jitsu

01/11/2021 - 12h44min


Lisiane Fernandes / Divulgação
Para arrecadar valor das despesas com a viagem, família tem feito rifas e pedido dinheiro em sinaleiras

Apesar da pouca idade, a atleta Tifani Kauane Freitas Santos, 13 anos, moradora do bairro Partenon, em Porto Alegre, tem se destacado nas competições de jiu-jitsu que participa. Em sua conquista mais recente, foi uma das classificadas para competir no Campeonato Mundial Jiu-Jitsu de Juventude 2021. O evento ocorrerá em novembro, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, mas, para realizar o sonho de participar da disputa, ela e sua família buscam ajuda a fim de custear parte das despesas da viagem.

Depois de vencer as etapas nacionais, há dois meses Tifani se tornou parte das competidoras que disputarão o torneio. Após comemorarem a conquista, ela e a família encaram o desafio de arrecadar o valor que garantirá sua ida. Ela explica que, sem condições financeiras, passou a vender rifas e a pedir doações em sinaleiras e em outros locais para levantar o dinheiro. Foi assim que conseguiu a passagem de avião, mas ainda precisa de R$ 4 mil para deslocamento na cidade, alimentação e hospedagem.

LEIA MAIS
Projeto pede apoio para a limpeza do Rio Gravataí  
Moradores e veranistas pedem soluções para o Litoral Norte  
Moradores de Cachoeirinha pedem manutenção de rua

– Ela é uma criança que luta pelos seus objetivos. A Tifani é muito focada. Se tem objetivos, então corre atrás e não fica esperando por mim – comenta sua mãe, a auxiliar de limpeza Rita de Freitas, 40 anos, que se dedica a ajudar a atleta a concretizar a nova etapa de sua trajetória no esporte.

Tifani tem duas irmãs. A mais velha é quem irá acompanhá-la na viagem, mas a mãe, que ficará em casa para cuidar da caçula, vibra com as conquistas da guria. Orgulhosa, fala que a filha é extremamente dedicada, treina três vezes ao dia.

Persistência

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Alexandre, mestre da atleta, se orgulha do progresso de Tifani

A menina começou nas artes marciais a partir do muay thai, com nove anos. Treinou por alguns meses. Porém, explica que, como não havia a possibilidade de competir naquele esporte, buscou outra modalidade. Ao passar em frente a uma estofaria de seu bairro, viu que lá havia um Centro de Treinamento (CT) de Jiu-jitsu, esporte pelo qual, pouco tempo depois, iria se apaixonar. Falou com o instrutor responsável pelo espaço, pedindo para treinar, mas, em um primeiro momento não foi aceita.

Alexandre Moura da Rosa, 51 anos, que hoje é mestre de Tifani, explica que, por ela ser muito pequena, à época, teve medo que se machucasse. Mas, toda vez que a guria passava pelo CT, repetia o pedido, até que ele cedeu a começou a treiná-la.

– Ela é uma criança maravilhosa. Como eu falo para todos aqui, é uma criança fora do normal. Desde que começou a treinar, nunca faltou. Eu tenho 60 pessoas aqui, e ela é a mais dedicada de todas. Só chegou onde está por puro sacrifício dela. É muito esforçada – fala Alexandre, ao explicar que, além dos treinos de rotina, praticam também em finais de semana.

Tifani, que hoje é faixa laranja, já coleciona conquistas. É bicampeã mundial em sua categoria, bicampeã no campeonato sul brasileiro e vice-campeã do campeonato brasileiro.

Apoie
/// Mesmo sem o valor para pagar todas as despesas que terão em Abu Dhabi, aviagem já está marcada para o dia 8 de novembro. A família pede a doação de qualquer quantia em dinheiro por PIX para o CPF 003.689.660-89.
/// Para obter mais informações, fale com Rita pelo telefone (51) 99301-4113.

Produção: Émerson Santos



MAIS SOBRE

Últimas Notícias