Notícias



Participação da comunidade

Em Esteio, projeto incentiva moradores a cuidar da cidade

Pessoas que vivem no município podem adotar espaços públicos

22/11/2021 - 16h28min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Grupo MSU adotou o espaço de convivência na Avenida Governador Ernesto Dorneles

Quem passa pela Avenida Governador Ernesto Dorneles (mais conhecida como Avenida do Carnaval), no bairro Santo Inácio, em Esteio, agora tem mais um motivo para uma pausa. Isso porque, desde o dia 30 de outubro, o local abriga uma área de convivência totalmente revitalizada. A ideia partiu do grupo Movimento Sociedade Unida (MSU), que viu na iniciativa uma forma de alertar a população para a importância do cuidado com ambientes públicos.

— Era uma área subutilizada, que tinha pouquíssimas árvores. Achávamos que seria interessante colocar, ali, um mobiliário sustentável para que o pessoal pudesse sentar, conversar sossegado, tomar um chimarrão — conta Daniela Tomaz, integrante do MSU.

Leia mais
Com novos negócios e união de comunidades, afroempreendedorismo se consolida
Museu do Trem de São Leopoldo completa 45 anos de inauguração
Novo convênio com a prefeitura de Porto Alegre possibilitará a volta das aulas de música na Orquestra Villa-Lobos

Enviada à prefeitura da cidade no início deste ano por meio do projeto Adote Esteio, a proposta foi aceita em pouco tempo. Logo depois começaram as intervenções. Foram colocados bancos de pallet (a fixação teve apoio da secretaria de Obras), deck, pergolado, bituqueira, além de lixeiras seletivas. Os pneus, usados como jardineiras sobre o gramado, ganharam flores coloridas e placas com frases de conscientização. Todo processo de reforma durou cerca de cinco meses.

Os resultados já estão sendo percebidos.

— Depois das lixeiras, melhorou muito. As bituqueiras contribuíram bastante também. Antes, a gente percebia que as pessoas sentavam nos bancos e deixavam os restos de cigarro ou em cima ou ao lado. O pessoal tem cuidado bastante — comenta Daniela.

Movimento Sociedade Unida / Divulgação
Local antes da reforma

Lançado pela lei 6.607/2017 e regulamentado pelo decreto 5.829/2017, o Adote Esteio permite que moradores e empresários assumam áreas públicas, como canteiros, rótulas, praças e outros espaços verdes, ficando responsáveis pela manutenção e o embelezamento daqueles pontos. O adotante recebe, como contrapartida, um selo em reconhecimento à participação e pode colocar uma placa no local, indicando que está sob seu cuidado.

Inscrições

As propostas podem ser enviadas por formulário online, carta de intenção diretamente na unidade de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) — que fica na Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150 —, ou pela Ouvidoria da Administração Municipal no número 0800-541-0400. Tanto a análise dos documentos quanto a liberação do termo são realizados por uma equipe técnica da SMDEMA.

Desde a criação, a prefeitura já recebeu mais de 70 manifestações de interesse.

— O programa está alinhado a um dos focos prioritários do nosso governo, que é envolver a sociedade na administração municipal. Quando há um engajamento comunitário, as transformações são mais profundas e mais duradouras — afirma o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. — Eu tenho certeza que, ao longo dos próximos anos, essa cultura vai ficar enraizada na nossa comunidade e a cidade vai se beneficiar com essa conquista — completa.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias