Imagens mostram pelo menos um homem lançando artefato explosivo em depósito do Detran incendiado, diz polícia - Notícias

Versão mobile

 
 

 Litoral Norte12/11/2021 | 22h40Atualizada em 12/11/2021 | 22h40

Imagens mostram pelo menos um homem lançando artefato explosivo em depósito do Detran incendiado, diz polícia

Perícia confirma 103 veículos totalmente queimados e investigação identifica um suspeito

A Polícia Civil instaurou na manhã desta sexta-feira (12) inquérito para apurar se o incêndio ocorrido durante a madrugada em um depósito do Detran-RS em Capivari do Sul, no Litoral Norte, foi ato criminoso. A investigação apurou que existem imagens de câmeras de segurança em que pelo  menos um homem — já identificado — chega em uma moto até o estabelecimento, durante a madrugada, e jogam um artefato explosivo, provavelmente um coquetel molotov, contra o local. 

A polícia chegou a apurar a participação de um segundo criminoso, mas, por enquanto, foi descartada. De acordo com o Instituto-Geral de Perícias (IGP), 103 veículos ficaram totalmente queimados, porém, havia outros veículos parcialmente incendiados. A autarquia informou, por meio de nota, que vai analisar os prejuízos.  

Leia mais
Em operação em Sapucaia do Sul, polícia acha drogas em sapatos infantis

O delegado João Henrique Gomes, de Osório e responsável pelo caso, diz que as imagens são nítidas. Mesmo assim, foi encaminhada para análise com o objetivo de ser mais uma prova na identificação da placa da moto e do rosto do autor. O vídeo foi anexado ao inquérito durante depoimento dos dois donos do depósito. Gomes diz que os proprietários do local negaram que tenham qualquer tipo de dívida e desavença.

A polícia está em busca agora da motivação do fato. Gomes investiga várias possibilidades para o ato criminoso, inclusive o fato de que no depósito há veículos apreendidos por multas e também durante ações policiais, no caso, automóveis de ladrões, traficantes e estelionatários, principalmente. 

O inquérito tem um prazo de 30 dias para conclusão. A polícia não divulgou as imagens, mas repassou o telefone (51) 98416-8019 para qualquer tipo de denúncia sobre o caso. Além dos donos do depósito, serão ouvidos ainda nesta sexta-feira pelo menos dois funcionários e moradores do entorno.

Testemunha

A aposentada Oneida Silva Mota, 71 anos, que mora há seis anos nas proximidades do local que incendiou, diz que acordou durante a madrugada devido ao forte cheiro da fumaça.  

— Liguei para minha filha na madrugada (por volta de 2h), disse o que estava acontecendo e que era um incêndio muito grande. Quando levantei, só vi um clarão e, imediatamente, o fogo nos carros. Tivemos que sair de casa pela proximidade e risco — detalha Oneida.

De acordo com ela, a residência de todos moradores da região ficaram tomadas por fuligem e demais resquícios do incêndio. A manhã de sexta-feira foi de limpeza, mas também de agradecimento por nada mais grave ter acontecido. A aposentada ainda relata que os bombeiros não demoraram para chegar com vários caminhões, vindos de outras regiões.

Detran

103 veículos incendiados
IGP confirma 103 veículos totalmente queimados e outros parcialmente incendiadosFoto: IGP / Divulgação

O Detran aguarda perícia para confirmar as proporções e prejuízos do incêndio. Uma nota foi enviada à imprensa: "Com relação ao incêndio ocorrido no Centro de Remoção e Depósito de Capivari do Sul, credenciado ao Detran-RS, na madrugada de sexta-feira (12), a autarquia informa que aguarda realização de perícia para confirmação das proporções e identificação dos veículos atingidos. As circunstâncias do incêndio estão sendo apuradas pela Polícia Civil".

Segundo a nota, o Detran-RS e o credenciado farão o levantamento detalhado dos bens atingidos e da situação de cada um deles. "Sobre indenização ao proprietário, os pedidos de ressarcimento devem ser feitos individualmente através dos canais oficiais do Detran-RS e serão analisados conforme o histórico do veículo", complementa o texto.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros