Notícias



Serviço Social 

Saiba como ingressar no Cadastro Único, a porta de entrada para os programas sociais do governo

Inscrição no banco de dados é necessária para liberação do NIS, que garante participação em programas sociais como o novo Auxílio Brasil.

05/11/2021 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Tony Capelão / Prefeitura de Canoas
Para famílias em situação de vulnerabilidade social

Recentemente, com o anúncio do Auxílio Brasil – programa do governo Jair Bolsonaro que vai substituir o Bolsa Família –, o CadÚnico foi apresentado mais uma vez como a porta de entrada para receber benefícios de assistência social. Mas quais os requisitos, como se cadastrar e quais os benefícios de estar neste sistema? A reportagem do DG entrou em contato com prefeituras da Região Metropolitana em busca dessas respostas.

As regras gerais valem para todas as cidades. Por padrão, quem quiser se cadastrar ou atualizar seus dados, deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Todo município costuma ter ao menos uma unidade deste serviço. Nos locais onde não há, o atendimento costuma ser feito nas secretarias ligadas à área de assistência social. As prefeituras também podem fazer campanhas em pontos específicos ou visitação de famílias em vulnerabilidade social, executando o cadastro de maneira ativa. 

 Leia mais
Ministro anuncia substituto do Bolsa Família
Bolsonaro veta a distribuição gratuita de absorvente feminino 

Mas quem pode ser incluído no CadÚnico? Famílias de baixa renda, ou seja, que ganham até meio salário mínimo (R$ 550) por pessoa ou três salários mínimos (R$ 3.300) de renda mensal total. Não é necessário que todos os membros da família estejam juntos para efetuar o cadastro. 

Além da identificação, é sugerido que se leve um comprovante de endereço, que pode ser a conta de água ou luz. O governo federal ressalta, entretanto, que não é obrigatório apresentar comprovante de residência, mas ele ajuda no preenchimento do endereço. Também é importante apresentar um comprovante de matrícula das crianças e adolescentes em idade escolar da família.

Onde buscar o atendimento

 Porto Alegre
-
 Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado em Porto Alegre para matrículas em escolas municipais infantis, ingresso nos restaurantes populares, bolsas de estudo em escolas particulares, entre outras medidas.
- Locais: o atendimento é nas 22 unidades do CRAS na Capital.
- Contatos e informações: os endereços e contatos dos CRAS de Porto Alegre podem ser encontrados neste site

Alvorada
- Utilidade: participação em serviços federais e estaduais.
- Locais: o atendimento é nas unidades do CRAS do município.
-  Contatos e informações: os locais de atendimento podem ser encontrados neste site 

Cachoeirinha
- Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado em Cachoeirinha pra programas municipais como passe do idoso e escolar municipal, acesso ao restaurante popular, convênios veterinários, com albergues, APAE e serviços para imigrantes.
- Locais: o atendimento é nas unidades do CRAS do município.
-  Contatos e informações: no site da prefeitura, acesso seguindo pelas abas Administração, Secretarias, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, CRAS, onde estão todos os endereços. Também é possível entrar em contato com a pasta pelo telefone (51) 3471-5939.

Canoas
-
 Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado em Canoas para o programa de castração de animais, cesta básica canoense, restaurante popular, cartão social de auxílio transporte e auxílio emergencial canoense. Em breve, um novo programa atrelado ao CadÚnico será lançado, chamado de Oportunidade Canoense.
-  Locais: o atendimento é nas unidades do CRAS do município, em mutirões e todos os sábados durante o Prefeitura na Rua, realizado na cidade.
-  Contatos e informações: endereços dos CRAS de Canoas podem ser encontrados neste site.

Eldorado do Sul
-
Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado para programas como o Terceira Idade com Serenidade, benefícios eventuais de alimentação, auxílio funeral, social e maternidade.
- Locais: o atendimento é na pasta de assistência social ou em visitas domiciliares.
- Contatos e informações: na Secretária de Assistência Social e Trabalho, no setor do Cadastro Único, na Avenida Emancipação, 599, Centro. Nas visitas domiciliares, a prefeitura marca um horário e vai até a pessoa responsável pelo cadastro coletar as informações.

Esteio
-
Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico foi utilizado em Esteio para distribuição de dois auxílios sociais em dinheiro durante a pandemia.
- Locais: o atendimento é na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.
-  Contatos e informações: na pandemia, o contato com a secretaria pode ser feito pelos telefones (51) 4344-8178 e (51) 3433-8176 (que também é WhatsApp). O atendimento presencial é na Rua Engenheiro Hener de Souza Nunes, 150, Centro.

Gravataí
-
Utilidade: participação em serviços federais e estaduais.
- Locais: o atendimento é nas seis unidades do CRAS na cidade.
- Contatos e informações: endereços e telefone dos CRAS de Gravataí podem ser encontrados neste site

Guaíba
-
Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado para programas de castração animal, auxílio emergencial municipal e benefícios eventuais como doação de alimentos e auxílio funeral.
- Locais: o atendimento é na sede da pasta de Assistência Social da cidade.
-  Contatos e informações: a Secretaria Municipal de assistência Social fica na Rua Serafim Silva, 50, Centro. O telefone é (51) 3480-7030.

Novo Hamburgo
-
Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado para conceder desconto na tarifa de água e esgoto, além de isenção do IPTU.
-  Locais: o atendimento inicial é por telefone.
- Contatos e informações: o contato pode ser feito pelos números (51) 3527-1822 ou (51) 3527-1823.

Sapucaia do Sul
-
 Utilidade: participação em serviços federais e estaduais.
- Locais: o atendimento é na pasta de Desenvolvimento Social.
- Contatos e informações: na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Rua Ipiranga, 290, no Centro.

São Leopoldo
-  Utilidade: além da participação em serviços federais e estaduais, o CadÚnico é usado em São Leopoldo para conceder desconto na tarifa de água, auxílio funeral e, futuramente, um programa de transferência de renda que está em criação.
- Locais: o atendimento é nas cinco unidades do CRAS na cidade.
-  Contatos e informações: os endereços e contatos dos CRAS de São Leopoldo podem ser encontrados neste site.

Consulte seus dados

- Quem já tem CadÚnico ou fez a emissão há mais de 45 dias, pode consultar seu NIS aqui

- O Meu CadÚnico também está disponível como aplicativo no GooglePlay, para telefones Android, e na AppStore, para telefones iOS.

- No aplicativo, também é possível encontrar as unidades do CRAS mais próximas da sua região.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias