Notícias



Veraneio

Governo do RS lança operação verão com reforço de 3 mil agentes na área da segurança

Ao todo, estarão envolvidos mais de 30 secretarias, órgãos e entidades para reforçar os serviços no litoral norte e sul durante o veraneio

19/12/2021 - 21h44min


GZH
GZH
Gustavo Mansur / Palácio Piratini/Divulgação
Evento ocorreu neste domingo

O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente, neste domingo (19), a Operação RS Verão Total. Somente na área de segurança, como policiamento, investigação e guarda-vidas, o efetivo de reforço previsto é de cerca de 3 mil pessoas.  

LEIA MAIS
Raio X de Belém Novo e Lami, as únicas praias balneáveis de Porto Alegre
Após quase dois anos, piscinas públicas de Porto Alegre serão reabertas no dia 4 de janeiro
Debutantes do baile alusivo aos 250 anos da Capital começam a escolher vestidos 

Ao todo, estarão envolvidos mais de 30 secretarias, órgãos e entidades para reforçar os serviços no litoral norte e sul durante o veraneio, além da atuação de guarda-vidas também em praias do interior gaúcho.  


O evento teve início às 10h na Avenida Beira-Mar de Capão da Canoa, no Litoral Norte. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, que também coordena a operação Verão, Ranolfo Vieira Júnior, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB). No ano passado, diante de regras mais rígidas do distanciamento social por causa da pandemia, não houve a cerimônia. 

— Temos a preocupação de trazer a estrutura reforçada do Estado para todo o Litoral, para que os veranistas possam aproveitar a temporada de verão com segurança, conforto e tranquilidade — afirmou Leite. 

O governador  destacou que, embora os números de internações e de novos casos de coronavírus estejam caindo, "é importante que os cuidados se mantenham para que tenhamos um verão seguro também do ponto de vista sanitário". 

Segurança    

Na área da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os bombeiros terão efetivo de 1.407 servidores. Com treinamentos realizados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, o órgão formou 411 guarda-vidas civis temporários que se somarão aos 539 militares da corporação (373) e da BM (166). Esses 950 serão distribuídos em 209 postos de salvamento no Litoral Norte e 30 no Sul. Além disso, haverá 36 guaritas em águas internas do Estado. 

Outros 52 bombeiros trabalharão na prevenção e combate a incêndios, resgate em rodovias, reforço operacional, serviço administrativo e projetos sociais. Completam o efetivo 405 bombeiros militares das localidades de atuação da Operação RS Verão Total.

Gustavo Mansur / Palácio Piratini/Divulgação
Bombeiros deverão ter 966 guarda-vidas

Em relação ao policiamento ostensivo da Brigada Militar, haverá reforço de cerca de 1,1 mil policiais militares. Com isso, o efetivo total junto ao policiamento local chegará a 5,5 mil policiais militares.

Outros cem irão atuar diretamente na fiscalização das rodovias estaduais. A Polícia Civil, que terá 776 agentes e delegados atuando, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) também terão efetivo reforçado no litoral durante o veraneio.  

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias