Notícias



Previsão do tempo

Sol e temperatura perto dos 40°C: até quando vai a onda de calor no Rio Grande do Sul?

Nesta segunda-feira (27), temperaturas no Estado chegaram a 37ºC

27/12/2021 - 22h07min


William Mansque
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Terça de muito sol e calor em Porto Alegre

Prepare-se: serão dias para beber muita água, não esquecer de passar filtro solar e, preferencialmente, andar sempre pela sombra. Sobretudo, dias de muito suor. A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada deve se estender até o ano que vem, arrefecendo no começo de janeiro, segundo informações da Climatempo. Até lá, a previsão indica que a temperatura poderá passar dos 40°C no Estado.

Nesta segunda-feira (27) de sol no RS, a máxima registrada no Estado foi de 37°C em Quaraí, na Fronteira Oeste. Na mesma região, de acordo com a Climatempo, Uruguaiana atingiu 36°C — o que também se repetiu em Santa Rosa, no Noroeste. Campo Bom, Teutônia e Alegrete chegaram aos 35°C. Santa Maria fez 34°C, enquanto Porto Alegre foi aquecida aos 33°C.

Leia mais
Alta ocupação no Litoral Norte já anima comerciantes e hoteleiros
Linhas de ônibus vão atender a orla do Guaíba aos finais de semana e feriados
Raio x de Belém Novo e Lami, as únicas praias balneáveis de Porto Alegre

O tempo no Rio Grande do Sul se manterá firme até quinta-feira (30), quando deve chover no Norte do Estado. Porém, a Climatempo ressalta que as pancadas ficarão concentradas apenas na região, sem grandes volumes acumulados. A chuva deve chegar à Capital na sexta (31), com tempestades isoladas. 

A tendência, de acordo com a empresa de meteorologia, é que o calor persista até a metade da primeira semana de janeiro, com temperaturas elevadas especialmente na Fronteira Oeste, no Noroeste e na região central do Estado. 

Cidades como Porto Xavier e Porto Lucena, ambas no Noroeste, podem chegar a 42°C nesta terça (28). São Borja, na Fronteira Oeste, e Santa Rosa terá máximas de 41°C até quarta-feira (29). Nos dois próximos dias, a máxima em Uruguaiana, também na fronteira, deve chegar aos 40°C; enquanto Santa Maria, na região central, pode atingir os 37°C. 

A previsão para Porto Alegre na terça é que a temperatura fique entre 19°C e 33°C e, no dia seguinte, a máxima chegue aos 34°C . Para a Climatempo, os modelos indicam que o ápice do calor na Capital será no sábado (1°) — com máxima prevista de 36°C.

 A Climatempo aponta que a onda de calor deve abrandar após o dia 4 de janeiro, por conta da chegada de uma nova frente fria. Além de trazer aumento de nuvens e chuvas, haverá um refresco no calorão com as quedas nas temperaturas em todo o Estado.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias