Mergulho dominical
Como foi o primeiro fim de semana de reabertura das piscinas públicas de Porto Alegre
Calor acima dos 30°C agradou aos frequentadores de duas das cinco unidades da Capital que já recebem público
O calor superior a 30º C em Porto Alegre no domingo (9) não foi suficiente para lotar as piscinas públicas da Capital. No primeiro final de semana de funcionamento após dois anos fechadas em razão da pandemia, cerca de 250 pessoas circularam pelos dois locais em atividade. Na temporada 2020, antes de o coronavírus assombrar o mundo, mais de 41 mil pessoas passam pelas piscinas públicas da Capital.
A temporada teve início na terça-feira, com a reabertura das unidades do Centro Esportivo Vila Ingá (Cevi), na Zona Norte, e do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Zona Sul. Nos outros três estabelecimentos — Centro Esportivo 1º de Maio, Centro de Comunidade Vila Floresta e do Centro de Comunidade Vila Restinga —, os motores não funcionaram após o longo tempo de inatividade. A previsão é de que ainda em janeiro todas estejam reabertas.
LEIA MAIS
Prefeitura de Porto Alegre autoriza reabertura de piscinas públicas
Após quase dois anos, piscinas públicas de Porto Alegre serão reabertas no dia 4 de janeiro
Conheça as piscinas públicas de Porto Alegre
— Foi uma correria nos últimos dias. Conseguimos reabrir duas e vamos reabrir as demais em breve, para que todos possam usufruir. Neste final de semana o movimento ainda foi pequeno, mas deve aumentar nos próximos — estima a secretária municipal de Esporte e Lazer, Débora Garcia.
No Cevi, a gurizada não perdeu tempo. Por volta das 14h deste domingo, a piscina de 250 metros estava lotada de crianças e adolescentes. Enquanto os adultos buscavam um local à sombra, meninos e meninas se divertiam na água, nadando, mergulhando e fazendo acrobacias a cada salto. Só neste domingo, 70 crianças e 50 adultos passaram por ali
Para a supervisora de orçamento Juliana Machado Carneiro, a ida ao Cevi era um mergulho nas próprias memórias. Moradora do Passo das Pedras, ela frequentava o local na infância, levada pelos pais. Agora, leva o filho Murillo, oito anos.
— É muito bom. Eu me divirto bastante na água e depois vou jogar futevôlei — diz Murillo.
Do outro lado da cidade, o cenário era bem diferente. Com apenas cinco pessoas dentro d'água, a piscina do Cecopam era o retrato da tranquilidade. Segundo a coordenadora do espaço, Aline Fredioni, o movimento costuma ser maior nos dias de semana. No total, 50 pessoas frequentaram o local no final de semana.
— No sábado e domingo acredito que o pessoal vai mais para as praias do Lami e do Belém Novo — comenta Aline.
A calmaria foi festejada pela dona de casa Lucilene Pinto. Visitando pela primeira vez o local, ela aproveitou para nadar e ver os filhos Antonio, 13 anos, e Samuel, 10, se divertirem com bastante espaço à disposição.
— É bem melhor assim, a gente se refresca do calor e os guris se entretêm após tanto tempo trancados dentro de casa — comemorou.
Além do banho, as piscinas oferecem aulas de natação e de hidroginástica. Para acessar as piscinas é preciso fazer uma carteirinha, levando foto 3x4, comprovante de residência e carteira de identidade. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um responsável. As piscinas funcionam de terça-feira a domingo, mas as carteirinhas só são confeccionadas de terça à sexta-feira.