Notícias



PAPO RETO

Manoel Soares: "Força da NaturElza"

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados. 

22/01/2022 - 05h00min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Primeiro encontro com a lenda da música brasileira, em 2002

Há 20 anos, eu estava na redação da RBS TV, quando soube que uma cantora queria falar comigo. Eu estava há pouco tempo ali e achei que era trote. Quando vi que era sério, peguei o ônibus 195 TV e desci na Avenida Salgado Filho. Fui a pé até a UFRGS pelo Viaduto João Pessoa. Estava quente naquele dia, e eu usava um boné verde e uma camisa regata. Ao chegar, me disseram que era a Elza Soares, de quem eu já tinha ouvido falar, mas, com 22 anos, eu estava mais na pegada Racionais e Sabotage. No máximo, sabia que ela tinha sido mulher de um jogador que morreu. 

Ao chegar perto dela, no seu camarim meio escuro, vi aquele black de costas com um corpo malhado, já me impressionei. Ela fazia exercícios vocais de aquecimento de voz que ecoam em meus ouvidos até hoje, quando lembro. Me sentei ao lado de Elza, e ela me explicou que soube que um menino de periferia era repórter da Globo do Rio Grande do Sul. Queria me dizer umas coisas. 

Leia mais colunas de Manoel Soares
As réguas da vida
E se hoje fosse o último dia da sua vida?
Ela merece

Foram conselhos que mudaram minha vida, desde livros que deveria ler, filmes que deveria ver e posturas que eu deveria evitar, entre elas de não ficar sozinho em lugares com coisas de valor, pois se sumissem eu seria o primeiro suspeito. Disse para eu melhorar minha dicção porque  falava rápido demais e que achava que eu seria um nome importante da comunicação se não fizesse bobagem. Hoje, choro a passagem dela para a ancestralidade, mas agradeço a esta mulher que em 2002 me ajudou a chegar em 2022. Ela não é apenas cantora, mas uma força da natureza, ou melhor, NaturElza.

Últimas Notícias