Notícias



Último dia

Prazo para pagar IPTU com desconto de 8% se encerra nesta terça-feira em Porto Alegre

Novidade de 2022 é que os contribuintes podem pagar o imposto com cartão de crédito

03/01/2022 - 21h33min


Nádia Martins
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Na Capital, desconto será de 8% para quem pagar em cota única

Os proprietários de imóveis em Porto Alegre têm até esta terça-feira (4) para garantir os 8% de desconto do pagamento integral do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2022. O prazo não será prorrogado.

Até o momento, 59 mil guias já foram pagas, totalizando R$ 210 milhões. A projeção da Secretaria Municipal da Fazenda é atingir R$ 560 milhões. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, 701 mil guias foram enviadas pelos Correios, mas alguns moradores são isentos:

LEIA MAIS
Confira datas e descontos do IPTU 2022 nas cidades da Região Metropolitana
Prefeitura de Porto Alegre autoriza abertura de piscinas públicas
As linhas de ônibus de Porto Alegre que mais foram alvo de reclamação em 2021

— Nós temos aproximadamente 800 mil imóveis, mas muitos deles não pagam IPTU todos os anos porque são valores muito baixos, são acumulados, e há também os casos de isenção. 

O IPTU para 2022 sofreu reajuste de 10,67%, referente à inflação.

A novidade em 2022 é que mesmo os contribuintes que não têm todo o valor do imposto podem usar o cartão de crédito e também aproveitar o desconto de 8%. O percentual será mantido mesmo que seja pago no crédito parcelado, pois conta como se o pagamento fosse feito à vista. 

Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, a partir de 8 de março, não receberão o desconto, mas as parcelas serão fixas e sem juros. As guias de pagamento podem ser acessadas através deste site.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias