Notícias



Transporte público

Primeiras linhas de ônibus sem cobrador começam a circular na terça-feira em Porto Alegre

Pagamento da passagem em dinheiro deverá ser feito diretamente ao motorista

28/01/2022 - 22h03min


Guilherme Milman
Enviar E-mail

Os primeiros ônibus de Porto Alegre deverão circular sem a presença de cobradores a partir da próxima terça-feira (1º). As empresas responsáveis pelo transporte público já enviaram pedido de autorização à  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para começar a operar apenas com o motorista. O documento está previsto no decreto publicado pela prefeitura de Porto Alegre nesta quinta-feira (27).

Caso haja a autorização da EPTC, serão ao menos 14 linhas de seis empresas concessionárias que circularão apenas com a presença do motorista (veja lista abaixo). Elas foram escolhidas por apresentar uma menor circulação de passageiros, o que facilitaria a operação. Por isso, a ideia é que essas primeiras frotas circulem sem restrição de horário nessas condições. Até o momento, a Carris não informou quais serão as primeiras linhas a aderir ao cronograma e se a retirada começará na mesma data.

Leia mais
Decreto que regulamente extinção dos cobradores de ônibus é publicado
Metade da frota de Porto Alegre tem mais de uma década de uso
As linhas de ônibus de Porto Alegre que mais foram alvo de reclamação em 2021

Em um primeiro momento, os passageiros que pagam a passagem com dinheiro irão fazer a entrega diretamente ao condutor que, por sua vez, irá acionar um botão liberando a entrada. No entanto, conforme o engenheiro da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) Antônio Augusto Lovatto, esse sistema funcionará de forma provisória.

— Em até 60 dias pretendemos desenvolver um sistema de validação por QR Code, em que os passageiros poderão apontar a tela do celular no mesmo leitor que é utilizado para o cartão TRI — explica.

A lei prevê o fim da função de forma gradual pelos próximos quatro anos. Estima-se que até 2026 a medida gere um impacto de R$ 0,90 no valor da tarifa.

Veja quais  as primeiras linhas a circular sem cobrador

Viva Sul

188 – Assunção

189 – Padre Reus / Liberal

251 – Alpes

2633 – João Pessoa / Orfanotrófio (Octávio de Souza)

Mob

705.2 - Navegantes

Sopal

SD73- Fernando Ferrari/ Anchieta

SD72- Santa Rosa/ Anchieta

Nortran

620- Iguatemi Vila Jardim

654- Educandário

Consórcio Mais
345 - Santa Catarina

3762 - Herdeiros

A360 - Alim. Ipê

Via Leste

255 - Caldre Fião

473 - Jd Carvalho/Salso 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias