Notícias



Estímulo literário

Biblioteca pública de Cachoeirinha propõe desafio de leitura

No projeto, objetivo é que, até o final do ano, participantes leiam um livro de cada uma de 12 categorias

09/02/2022 - 05h00min


Anselmo Cunha / Agência RBS
Frequentadora assídua do local, a aposentada Lenita já começou a maratona para essa edição

Para quem costuma ler, é uma chance de diversificar. E para quem está travado nas leituras, é uma forma de motivar. Esse é o projeto Desafio Literário que a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, em Cachoeirinha, está pondo em prática. Em sua terceira edição, a proposta é que os participantes leiam, até o final do ano, um livro de cada uma das 12 categorias estabelecidas. 

— Para nós, é uma maneira de ajudar os leitores a saírem um pouco do seu campo comum de leitura — ressalta a bibliotecária do local, Graziela Mônaco Vargas.

O único requisito para participar é ter cadastro ativo na biblioteca, não é necessário ser morador de Cachoeirinha. Na hora dos empréstimos, o leitor deve informar que a leitura faz parte do desafio. Quem não é cadastrado na biblioteca pode se inscrever no local (Rua Deolindo Manoel Selao, 71, bairro Parque da Matriz), levando documento com foto e comprovante de residência, impresso ou digital, de preferência do último mês (em seu nome, de familiar próximo ou com declaração do proprietário de que reside no endereço).

LEIA MAIS
Biblioteca comunitária em Esteio busca aproximar a literatura ao dia a dia da comunidade
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães reabre as portas depois de quase dois anos
Aos 15 anos, jovem porto-alegrense com deficiência visual lança livro de poesias

Retomada

A primeira edição do Desafio Literário ocorreu em 2019, lembra Graziela. A pandemia acabou prejudicando a iniciativa em 2020 — a biblioteca teve de passar meses fechada — e, em 2021, o projeto não foi realizado. O ano de 2022 é, portanto, de retomada. E o desafio é uma das ações que busca levar o público ao local, conforme pontua a secretária Sueme Pompeo de Mattos, de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, pasta responsável pela biblioteca.

Se soma a isso, a vontade de tornar fiéis aqueles que já frequentam o espaço e de conquistar novos leitores, acrescenta a bibliotecária.

— Apesar da biblioteca completar 52 anos em 2022, muitos moradores da cidade nem sabem que ela existe.

As 12 categorias

Os participantes devem ler, não necessariamente nessa ordem

- Um livro escrito por mulher
- Um livro que virou filme
- Um livro de escritor brasileiro
- Um livro de fantasia
- Um livro que comece com a primeira letra de seu nome
- Um livro de não ficção
- Um livro escrito na década de 1970
- Um livro com capa branca
- Um livro romanceado com temática de meio ambiente
- Um livro vencedor do prêmio Jabuti (prêmio literário concedido pela Câmara Brasileira do Livro)
- Uma biografia
- Um livro do escritor José Saramago (que faria cem anos em 2022) 

Quem completar o desafio concorre ao sorteio de uma sacola ecológica da biblioteca com cinco livros.

Um tempo para ler

William de Quadros da Silva / Arquivo Pessoal
Usuário da biblioteca há anos, o advogado William fez todas as leituras nas edições passadas do projeto

Um dos participantes que cumpriram todas as leituras nas edições passadas foi o advogado William de Quadros da Silva, 32 anos. O gosto por ler vem desde criança por interesse seu e por incentivo da família — a mãe também é frequentadora da biblioteca. Com a pandemia, porém, William conta que ficou com o tempo apertado para esse hábito.

— Essa que foi a vantagem do desafio: eu quero ler e preciso ler, então agora eu tenho um motivo para parar um pouco, sair do computador, da internet, e ler — destaca.

Quem praticamente "devora" os livros é a aposentada Lenita Batista da Silveira, 71 anos, que diz ler ao menos seis obras por mês. Participante de outras edições do Desafio Literário, seu hábito de leitura assídua lhe rendeu o título de Leitora do Ano em 2018, 2019 e 2020, por ter sido a usuária com mais empréstimos feitos na biblioteca naqueles anos. O interesse pelo mundo dos livros começou no círculo de convivência:

— Meu pai lia muito. Eu era pequena e via ele sempre com um livro na mão, sempre. 

Com a obra Viagem Mortal, da escritora Nora Roberts, Lenita já iniciou a maratona do desafio deste ano.

Três dicas

Convidamos a colunista do DG Michele Pradella, apaixonada por literatura, para se inspirar nas categorias do Desafio Literário e dar algumas sugestões de livros. Confira o que ela separou:

/// Um livro de fantasia: As Crônicas de Nárnia

Os fãs de Harry Potter e Senhor dos Anéis podem não saber, mas a fantasia na literatura começou com um guarda-roupa. As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, levam o leitor a uma viagem pelo mundo mágico onde tudo é possível, até mesmo um leão que fala e comanda um reino. Criado para ser uma obra infanto-juvenil, é capaz de encantar pessoas de todas as idades.

/// Um livro escrito por mulher: A Hora da Estrela

É quase impossível pensar em grandes autoras sem citar Clarice Lispector. A obra vasta é composta de crônicas, contos, cartas e romances, mas destaco o brilhante A Hora da Estrela, um dos livros que mais tocou meu coração. Em uma linguagem simples, mas humanamente profunda, conhecemos Macabéa, uma jovem como tantas desse imenso Brasil, cheia de sonhos, mas que pede licença até mesmo para viver.

/// Um livro vencedor do prêmio Jabuti: O Avesso da Pele

O racismo estrutural e o preconceito social são as piores chagas do nosso país. Talvez por isso, O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, é um soco no estômago, incômodo e necessário para quem ainda vive na ilusão da democracia racial. Na Porto Alegre desmistificada pelo autor, não há espaço para todos, pelo contrário, as mazelas sociais são escancaradas como poucos autores tiveram coragem de fazer.

Produção: Isadora Garcia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias