Notícias



 Menos pontos

Porto Alegre terá vacinação e testagem para covid-19 no feriado de Navegantes

Vacinação infantil será realizada no Centro de Saúde IAPI

01/02/2022 - 21h57min


Ramon Nunes
Ramon Nunes
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Vacinação infantil prossegue no Centro de Saúde IAPI

Porto Alegre vai manter a vacinação e a testagem para a covid-19 em pontos específicos nesta quarta-feira (2), feriado de Nossa Senhora dos Navegantes na capital gaúcha.

A vacinação para pessoas com idade acima de 12 anos será feita no Shopping João Pessoa. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose, além da dose de reforço da Janssen.

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech até 9 de dezembro (oito semanas) e CoronaVac/Butantan para vacinados até 3 de janeiro (28 dias).

LEIA MAIS
RS registra mais 70 mortes por covid-19 e mantém média diária de óbitos em alta
Porto Alegre abre agendamento para vacinação noturna de crianças
Internação de crianças com diagnóstico ou suspeita de covid-19 quadruplica no RS em um mês 

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante até 3 de outubro (quatro meses) e imunossuprimidos com a segunda dose até 3 de janeiro (28 dias). Já a dose de reforço da Janssen estará disponível para pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante até 3 de dezembro (dois meses).

A quarta dose estará disponível para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose até 3 de outubro (quatro meses).

Vacinação de crianças

A vacina infantil contra a covid-19 estará disponível no Centro de Saúde IAPI, das 9h às 16h. A vacina CoronaVac será ministrada para crianças de seis a 11 anos, exceto para imunocomprometidas (crianças imunocomprometidas e com cinco anos não podem receber a CoronaVac).

Já o imunizante da Pfizer é restrito para as crianças de cinco a 11 anos imunocomprometidas. Para receber a dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança e comprovante da condição de saúde (no caso de comorbidade, deficiência ou imunossupressão). Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada.

Testagem

Os testes de antígeno para detecção da covid-19 estarão disponíveis nas unidades de saúde Moab Caldas, na Zona Sul, e Assis Brasil, na Zona Norte, das 9h às 16h.

Os testes são oferecidos a pacientes com dois ou mais sintomas de covid-19 (febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular), além de pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de coronavírus e sem esquema vacinal completo. Antes da testagem, todos que procuram o exame passam por avaliação clínica. 

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias