Notícias



Região desabastecida

Prefeitura de Porto Alegre inicia instalação de caixas d'água no Morro da Cruz

De 599 famílias cadastradas, 378 manifestaram interesse em receber os reservatórios

18/02/2022 - 22h00min


GZH
GZH
Luciano Lanes / PMPA
Eliane de Souza foi a primeira moradora a receber caixa d'água em casa

A prefeitura de Porto Alegre iniciou, nesta sexta-feira (18), a instalação das primeiras quatro caixas d'água para os moradores da região do Morro da Cruz, na zona leste da Capital. Durante a tarde, também ocorreu a distribuição de 27 reservatórios para as famílias que se dispuseram a efetuar a instalação por conta própria. 

Conforme informações divulgadas pela prefeitura nesta sexta-feira, foram coletados dados de 599 famílias e, destas, 378 manifestaram interesse em obter os equipamentos. A distribuição dos reservatórios é uma das medidas do município para a contenção dos problemas de abastecimento nos bairros Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio, que somam 120 mil habitantes.  

Durante a semana, técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vistoriaram as casas para viabilizar a logística das entregas e a instalação dos equipamentos para famílias que não têm condições de executar esse tipo de serviço. 

Leia mais
"Problemas são estruturais e significativos", diz Sindicato dos Engenheiros do RS sobre a falta de água no Morro da Cruz
Falta de água só deverá ser resolvida daqui a três ou quatro anos no Morro da Cruz, diz Melo: "Situação gravíssima"

O planejamento contou com o apoio da Comissão de Abastecimento de Água, liderada pela prefeitura, pela comunidade e por voluntários do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS).

A prefeitura adquiriu 400 caixas d'água e o material necessário para a instalação. O Executivo municipal irá prestar suporte àqueles que declararem não ter condições de instalar o reservatório. A ordem de entrega dos equipamentos prioriza pessoas com deficiência e idosos.

— Esse trabalho é um grande desafio, já que cada casa tem características próprias. Nossa equipe de engenharia está empenhada em adaptar soluções para cada situação e para que consigamos resolver o problema. Além dessa ação emergencial, a prefeitura trabalha em medidas a longo prazo. Os moradores também têm colaborado com a boa vontade em receber nossas equipes e aqueles que têm condições estão instalando os equipamentos — diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

 Eliane de Souza foi a primeira moradora a receber a caixa d'água em casa.  

— Foi uma alegria, só de pensar em não puxar mais água é um alívio. Agora vai melhorar. Vou poder tomar um banho bom e vou poder limpar mais ainda a minha casa — disse a cozinheira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias