Notícias



Avanço da Ômicron

RS registra mais 70 mortes por covid-19 e mantém média diária de óbitos em alta

Número reflete a explosão recorde de casos das últimas semanas

01/02/2022 - 21h30min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
Thaut Images / stock.adobe.com
A média atual é de 36,1 mortes por dia no Estado

O Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira (1o), mais 70 mortes por covid-19 em um intervalo de 24 horas. Este é o maior número de mortes inseridas em um único dia desde 27 de julho de 2021.

LEIA MAIS
Dois a cada três hospitalizados por covid-19 no RS tomaram uma ou nenhuma dose de vacina
Porto Alegre abre agendamento para vacinação noturna de crianças
Internação de crianças com diagnóstico ou suspeita de covid-19 quadruplica no RS em um mês

Os dados inseridos nesta terça fazem a média móvel de óbitos pela doença seguir a trajetória de alta das últimas três semanas. A média atual é de 36,1 mortes por dia no Estado.

O cientista de dados e coordenador da Rede Análise Covid-19, Isaac Schwartzhaupt, destaca que as mortes que estão sendo confirmadas agora refletem a explosão de casos que atinge o Estado desde o fim do ano passado. Ele também lembra que, quando se tem um vírus com tamanha transmissibilidade, como é o caso da variante Ômicron, mesmo que só uma parcela mínima das pessoas acabe morrendo, o número final é expressivo.

– Uma doença como essa, com uma taxa de transmissão gigante, acaba matando muita gente. Se deixarmos rolar livremente a transmissão, com o alto poder de reinfecção da covid-19, podemos ter um número alto de mortes. Além disso, é preciso lembrar que as pessoas vacinadas morrem muito menos do que as pessoas não vacinadas. Mas, ainda assim, um percentual pequeno de vacinados também morre – destaca o coordenador da Rede Análise Covid-19.

Saúde Estadual relata novo problema no sistema nacional de dados

Também foram confirmados, nesta terça, mais 1.210 casos de covid-19 no Rio Grande do Sul, nas últimas 24 horas. O lançamento é muito inferior à média que vem sendo percebida nas últimas semanas. O baixo número de casos nesta terça-feira se deve, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a um problema no sistema do sistema de registro nacional de casos, mantido pelo Ministério da Saúde.

“Problemas no sistema de notificações do E-SUS (para casos leves não hospitalizados) não permitiram acesso ao banco de dados completo, impactando no número de novos casos identificados. Havendo a normalização, casos represados entrarão amanhã no painel”, disse a SES, por meio de nota.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias