Notícias



Coronavírus

Ministério da Saúde recomenda quarta dose de vacina contra a covid-19 para idosos com 80 anos ou mais

Preferencialmente, deve-se utilizar a vacina da Pfizer; pasta garante ter doses suficientes para reforço da imunização nesse público

23/03/2022 - 21h27min

Atualizada em: 24/03/2022 - 08h50min


Marina Pagno
Marina Pagno
Enviar E-mail
Antonio Valiente / Agência RBS

O Ministério da Saúde está orientando estados e municípios a iniciarem a aplicação de uma quarta dose da vacina covid-19 na população com 80 anos ou mais. A recomendação está em uma nota técnica da pasta, publicada nesta terça-feira (23). A estimativa é de que 4,6 milhões de pessoas recebam o reforço na imunização contra o coronavírus nessa faixa etária.

Podem receber a quarta aplicação idosos acima dos 80 anos que tenham tomado a terceira dose há quatro meses. A preferência, segundo o ministério, é de que seja utilizada a vacina da Pfizer para o reforço. Porém, os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também são alternativas. 

“O Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Alguns Estados também já informaram que têm esses imunizantes em estoque”, disse a pasta. 

Leia mais
Adesão de adolescentes e crianças à segunda dose é a menor entre todas as faixas etárias no RS
Relembre as orientações sobre doses de reforço para quem tomou a vacina da Janssen
Apenas metade das crianças recebeu a primeira dose da vacina contra a covid no RS

Até então, no Brasil, segundo orientações do governo federal, apenas pessoas imunossuprimidas poderiam receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus. Porém, recentemente, alguns estados - como São Paulo - decidiram começar por conta própria a aplicação do reforço em faixas etárias para além de grupos considerados de maior risco para a covid-19, como é o caso dos imunossuprimidos. 

“Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”, afirma o Ministério da Saúde. 

A pasta disse que acompanha a necessidade de aplicação de uma quarta dose em outras faixas etárias e grupos e que “as recomendações podem ser revistas a qualquer momento”.

Consultada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul afirmou que o Ministério da Saúde ainda não informou as datas de início e nem enviou doses destinadas a esse público. 

De acordo com dados do painel de monitoramento da imunização no Estado, 224.944 idosos com 80 anos ou mais já receberam a dose de reforço da vacina no RS e estarão aptos a receber a quarta aplicação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias