Notícias



Imunização

Sete Estados aplicam quarta dose de vacina contra covid-19; RS não tem previsão

Ministério da Saúde diz que, "até o momento", medida é focada apenas em imunossuprimidos

21/03/2022 - 21h18min


Marcel Hartmann
Marcel Hartmann
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Atualmente, medida é focada apenas em imunossuprimidos

Enquanto ao menos sete Estados brasileiros, além de outros países, aplicam a quarta dose de vacinas contra a covid-19 em idosos, o governo do Rio Grande do Sul não tem previsão de fazê-lo, informou a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) nesta segunda-feira (21) a GZH

LEIA MAIS
Como a Europa, Brasil deve enfrentar nova onda de covid-19, mas com impacto menor em hospitalizações e mortes
Como foi o primeiro dia do fim da obrigatoriedade de máscara em locais fechados de Porto Alegre
"Não quer dizer que o risco é zero": infectologistas avaliam decisão da prefeitura de flexibilizar máscaras em locais fechados

Há consenso na ciência de que a quarta dose deva ser oferecida a pessoas imunossuprimidas, o que já ocorre em todo o  Brasil. Aos poucos, alguns países começaram a aplicar a quarta dose também em idosos e outros grupos mais vulneráveis. O objetivo é elevar as defesas após cerca de seis meses de aplicação da terceira dose. 

Oferecem quarta dose a idosos França (pessoas com 80 anos ou mais), Dinamarca (pessoas com 60 anos ou mais), Chile (indivíduos com 55 anos ou mais) e Israel (idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde de qualquer idade).

No Reino Unido, a quarta dose é aplicada em idosos com 75 anos ou mais e moradores de asilos. Coreia do Sul oferece a residentes de asilos também. 

A quarta dose começa a ser aplicada cada vez mais em meio à nova onda de casos enfrentada na Europa, após a queda das medidas de combate à pandemia. 

Estados do Brasil

No Brasil, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Norte e Pará aplicam a quarta dose em idosos com 80 anos ou mais- no Mato Grosso do Sul, a partir dos 70 anos e também a profissionais da saúde. 

Alguns municípios também decidiram ampliar a quarta dose a idosos, como Natal, no Rio Grande do Norte. A cidade do Rio de Janeiro oferecerá a partir de julho, sob a justificativa de que estudos apontam ser necessário tomar a quarta dose um ano após a terceira. 

As autoridades do Estado de São Paulo ainda afirmaram que há expectativa de ampliar a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais. Todas as vacinas são utilizadas. 

As decisões dos sete Estados diferem da regra definida pelo Ministério da Saúde de aplicar a quarta dose apenas em imunossuprimidos com 12 anos ou mais. A terceira dose é oferecida oito semanas após a segunda. A quarta aplicação, quatro meses após a terceira.

O governo do Rio Grande do Sul afirma, por e-mail, que “segue o preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde” e que “até este momento, não está prevista uma nova dose à pessoa que já realizou a dose de reforço”.

O Ministério da Saúde foi questionado por GZH se avalia a possibilidade de oferecer a quarta dose à população para além de imunossuprimidos. Por e-mail, respondeu que, “até o momento”, recomenda o esquema de quatro dose apenas para brasileiros imunossuprimidos. A pasta não disse se estuda ampliar a oferta para outros grupos. 

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou à reportagem que segue as diretrizes do governo do Estado e do governo federal. Ainda informa que não recebeu orientação nem doses para a quarta aplicação em idosos com 80 anos ou mais.

Não há consenso na ciência sobre a necessidade de quarta dose contra a covid-19 para além de pessoas imunossuprimidas, dado o pouco tempo transcorrido após a aplicação da terceira. Para evitar uma piora da epidemia, algumas autoridades e cientistas vêm defendendo a aplicação na outra população com mais risco de morte por coronavírus: idosos. 

O governo de Israel divulgou estudo na metade de fevereiro no qual informa que a quarta dose de vacinas de RNA mensageiro (Pfizer e Moderna) restaura os níveis de anticorpos no organismo no patamar da terceira dose, mas adiciona pouca proteção contra casos leves ou assintomáticos. 

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias