Notícias



Descida da Borges

Com show de cores e alegria, escolas de samba levam a magia do Carnaval para o centro de Porto Alegre

Edição especial do desfile ocorre na noite desta sexta-feira em alusão aos 250 anos da Capital

01/04/2022 - 21h55min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail

O som dos bumbos que ecoou pelo Centro Histórico na noite desta sexta-feira (1º) não deixou dúvidas: é Carnaval em Porto Alegre. A Avenida Borges de Medeiros foi transformada em uma passarela do samba por onde desfilaram passistas, baianas, percussionistas e apaixonados por carnaval. A edição especial do desfile das escolas de samba da Capital foi promovida em alusão aos 250 anos da cidade.

Durante o evento, o prefeito Sebastião Melo entregou a chave de Porto Alegre ao Rei Momo Bira Borba e sua corte, abrindo oficialmente o carnaval 2022. Os desfiles oficiais ocorrem de 6 a 8 de maio, no Porto Seco. 

O termômetro do Paço Municipal marcava 22ºC quando a Imperadores do Samba, primeira escola a desfilar, despontou na avenida. Como não poderia ser diferente, o vermelho da agremiação tomou conta da passarela. 

Leia mais
Teresa Cristina é a primeira mulher a gravar o tema do Carnaval Globeleza; ouça
Sereia, Cleópatra, líder de torcida e mais: as fantasias das famosas no Carnaval
Carnavalescos de Porto Alegre relembram histórias marcantes de desfiles

Imunizada com as três doses da vacina contra a covid-19, Jussara Augusta de Castro, 64 anos, chegou à dispersão, na Praça Montevidéu, em frente à prefeitura, banhada em suor. Membro da ala das baianas da Imperadores há 10 anos, a armação da sua saia chegou a rasgar. Contudo, ela celebra a oportunidade de desfilar outra vez. 

— O carnaval é tudo pra mim, principalmente a Imperadores. Quando eu era solteira, minha mãe não gostava de carnaval e não me deixava desfilar. Quando casei, meu marido também não gostava. Quando fiquei viúva, decidi que era hora de participar do carnaval — recorda. 

Lenilda da Silveira Lopes, a “Nama”, tem 61 anos de idade, dos quais, 40 foram vividos na Imperadores do Samba. Moradora da Zona Sul, ela estava coberta de orgulho após o desfile na ala das baianas da escola.  

— Foi maravilhoso, porque agora finalmente está voltando. Vim hoje com amigos e o pessoal da escola. O meu filho participa da bateria, mas hoje não veio — comenta. 

E para provar que a paixão pelo carnaval não tem idade, o pequeno Matheus, de apenas dois meses, acompanhou a mamãe Marina Lopes, 20 anos, para ver o desfile da Bambas da Orgia. Embora ela não possa desfilar por conta do bebê, ambos vieram prestigiar a passagem pela avenida do papai Richard Ferreira, 24 anos, que toca na bateria da escola. 

— Eu era primeira porta estandarte e sempre desfilava. Estou muito feliz hoje porque o nosso carnaval estava nessa dúvida se teria ou não. Saí do trabalho e vim direto para pegar todas as escolas — diz Marina. 

A segunda escola prevista para se apresentar foi a União da Tinga, seguida pela Império da Zona Norte; Imperatriz D. Leopoldina; Fidalgos e Aristocratas; Bambas da Orgia; e para fechar a noite, Estado Maior da Restinga.

A partir de 18h30min, as vagas de estacionamento disponíveis ao longo desse trecho do Centro Histórico foram bloqueadas. A partir de 19h, horário de início dos desfiles, as linhas de lotação com fim da linha no trecho entre a Andradas e Sete de Setembro foram deslocadas para as ruas Sete de Setembro e Uruguai. 

Já as linhas que têm fim da linha entre a Salgado Filho e Andradas poderiam ser deslocadas para um ponto de embarque localizado na esquina da Salgado Filho com a Borges, conforme necessidade e avaliação dos agentes. Eles estão no local para monitorar e orientar o trânsito. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias