VACINAÇÃO INFANTIL
Mais de 34 mil crianças estão com o esquema vacinal contra a covid-19 atrasado em Porto Alegre
Apenas 31,1% do público-alvo infantil retornou para concluir a imunização
O número de crianças com idades entre cinco e 11 anos que não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre passa de 34 mil. É o que aponta um levantamento feito pelo Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e divulgado nesta terça-feira (26). São 15.984 crianças que já poderiam ter recebido a segunda dose da CoronaVac e 18.519 com a segunda dose da Pfizer atrasada.
LEIA MAIS
RS não registra mortes por covid-19 pela quarta vez em 2022
Entenda o que muda para trabalhadores e empresas com o fim do estado de emergência pela covid-19
RS notifica primeiro caso de "deltacron" no Brasil
O prazo para completar o esquema vacinal é diferente entre os dois imunizantes e pode ser consultado no cartão de vacinação da criança. Quem recebeu a vacina da CoronaVac deve procurar os postos novamente depois de quatro semanas da primeira dose. Em quem foi vacinado com a Pfizer, esse período aumenta para oito semanas.
Segundo a secretaria, das 117.364 crianças, que estão na faixa etária de vacinação, cerca de 67% tomaram alguma dose contra a covid-19. Em relação a dose de reforço, a cobertura vacinal é de apenas 31,1%.
Onde se vacinar
A vacinação continua disponível para o público-alvo de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde do município. A CoronaVac é oferecida a todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunossuprimidas, em 30 unidades. Já a Pfizer está disponível em 20 unidades de saúde para crianças de cinco a 11 anos. Também é possível agendar a imunização através do app 156+POA para o turno da noite. A primeira e segunda doses da vacina da Pfizer são oferecidas nas unidades Morro Santana e Diretor Pestana, das 18h às 21h. Já as doses de CoronaVac podem ser agendadas na unidade Morro Santana, no mesmo horário.