Noite para consagrar os 30 anos da Orquestra Villa-Lobos - Notícias

Versão mobile

 
 

Concerto no Theatro São Pedro29/04/2022 | 21h25Atualizada em 29/04/2022 | 21h31

Noite para consagrar os 30 anos da Orquestra Villa-Lobos

Sob a regência da professora Cecília Rheingantz Silveira, músicos apresentaram sucessos da música nacional e internacional

Noite para consagrar os 30 anos da Orquestra Villa-Lobos Camila Hermes / Agencia RBS/Agencia RBS
Evento contou com plateia lotada no Theatro São Pedro Foto: Camila Hermes / Agencia RBS / Agencia RBS

Foi um sucesso. Plateia lotada e muita emoção marcaram a noite de quinta-feira (28), no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Tudo para comemorar os 30 anos da Orquestra Villa-Lobos (OBL). Sob a regência da professora Cecília Rheingantz Silveira, 33 músicos desfilaram sucessos da música nacional e internacional, passando pelo clássico, pop e até o rock, com um arranjo de Something, dos Beatles. 

LEIA MAIS
Orquestra Villa-Lobos comemora 30 anos com trabalho que transforma através da música
Obra da Estação Cidadania é concluída na Lomba do Pinheiro
Escola municipal da Capital incentiva valorização da cultura indígena   

Entre os músicos presentes, todos são alunos ou ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, lar do projeto criado em 1992 por Cecília, ainda como clube de flautas doces. Boa parte dos membros da OVL também trabalha hoje como educador nas oficinas projeto, que atendem 300 crianças na zona leste de Porto Alegre. 

Além de Cecília e dos seus alunos e músicos, cantores convidados fizeram parte do concerto. A ideia, conforme a regente, foi resgatar passagens das principais apresentações feitas ao longo das últimas três décadas. Por isso, 10 cantores convidados fizessem parte do espetáculo. Foram eles, Alvaro RosaCosta, Ana Althoff, Beto Chedid, Danielle Costa, Dudu Sperb, Geyson William, Marcelo Delacroix, Paola Kirst, Preto X e Stephanie Soeiro. Esta última, aliás, é ex-aluna da OVL e hoje atua como cantora. Nas músicas em que ficou com o vocal, Stephanie foi ovacionada pela plateia.

O concerto de 30 anos da OVL foi o primeiro grande evento do grupo desde o início da pandemia. Por isso, além do sabor de comemoração, a noite teve ares de resistência. Durante a pandemia, o projeto chegou a cancelar aulas depois que a prefeitura interrompeu os repasses que eram feitos. As atividades foram retomadas depois de doações. Os repasses por parte da prefeitura também foram regularizados no final de 2021.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros