Notícias



Capital

Número de casos de dengue em Porto Alegre aumenta 28% pela segunda semana seguida 

Novo boletim epidemiológico aponta 386 confirmações da doença em uma semana, mantendo o percentual de crescimento da infecção

27/04/2022 - 21h47min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail

O número de casos de dengue em Porto Alegre aumentou 28% pela segunda semana consecutiva. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27), a capital gaúcha registrou 386 novas infecções pela doença na última semana, chegando a 1.650 casos confirmados. O percentual de aumento é o mesmo da semana anterior, apontando para a manutenção do crescimento da doença na cidade.  

LEIA MAIS
Uso de repelentes pode auxiliar na prevenção à dengue? Especialistas apontam que sim
Com mais de 10,5 mil casos em 2022, RS entra em alerta máximo contra a dengue
Dengue, covid ou gripe: semelhança entre os sintomas preocupa; veja como diferenciar as doenças   

No Rio Grande do Sul, o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta 13.881 casos confirmados de janeiro a abril deste ano, sendo 11.615 autóctones (contraídos dentro do território gaúcho) e oito mortes.  

Segundo a prefeitura da Capital, em relação à chikungunya e zika, o panorama permanece o mesmo da semana anterior. Seis notificações de suspeita de chikungunya, com quatro descartadas, um caso importado confirmado e um em investigação laboratorial. De zika, foram duas notificações de suspeita, ambas descartadas em exames laboratoriais. 

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, em 25 bairros de Porto Alegre — oito em situação de alerta, quatro com infestação moderada e três, baixa infestação. Os casos da doença são registrados em todas as regiões da cidade, com prevalência para os bairros Vila Nova, Bom Jesus e Jardim Carvalho, seguidos por Partenon, Vila São José e Vila Jardim.  

Ações de combate ao mosquito 

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre ampliou os roteiros de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta semana. Até sexta-feira (29), agentes de combate a endemias vão percorrer bairros da cidade de acordo com a priorização do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores e da Equipe de Vigilância Epidemiológica, que considera confirmação de casos, transmissão sustentada da dengue e alta infestação do mosquito transmissor do vírus. 

Nas visitas, os agentes prestam orientação aos moradores, fazem busca ativa de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, auxiliam os moradores na eliminação de criadouros do mosquito e, identificando situações que necessitem atuação de outros setores da prefeitura, realizam abertura de protocolo junto ao 156. Em caso de chuva, as atividades podem ser suspensas ou reprogramadas.  

Roteiros previstos: 

/// Quinta-feira (28) – bairros São José, Bom Jesus, Vila Nova e Higienópolis
/// Sexta-feira (29) – bairros São José, Bom Jesus, Camaquã, Cavalhada e Vila Ipiranga

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias