Notícias



Porto Alegre

Sociedade Floresta Aurora abre programação de aniversário de 150 anos neste sábado

Solenidade com registro da foto oficial será na sede da entidade. Livro comemorativo também será lançado

09/04/2022 - 05h00min

Atualizada em: 09/04/2022 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Floresta Aurora / Divulgação
Sede no Belém Velho é um dos orgulhos dos associados

Um das mais tradicionais associações do Estado – e até do país –, a Sociedade Floresta Aurora abre neste sábado (9) a programação para celebração dos seus 150 anos. O aniversário mesmo é em dezembro. E até lá, diversos encontros e eventos vão marcar a chegada desta data tão importante. A reunião deste sábado tem por objetivo principal produzir a foto histórica oficial dos 150 anos, com a presença de membros e simpatizantes do clube que reúne personalidades negras há mais de um século. 

LEIA MAIS
Quatro entidades gaúchas são contempladas em edital de iniciativas antirracistas
Jovens negros formam-se em curso de aviação e constroem novo futuro
Conheça os projetos de estudantes gaúchos que são destaques da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 

Diretora social da Floresta Aurora, Nara Beatriz Gomes Ferreira, conta que a foto contará com a presença dos griôs, como são chamados os membros mais velhos da entidade. Eles estarão sentados junto da arquibancada do campo de futebol da sede da Floresta Aurora. À sua frente, as crianças, e atrás, espalhados pela arquibancada, os demais membros e simpatizantes.

– A ideia é ter, no mínimo, 150 pessoas na foto. Alusão à idade que estamos comemorando. Cada grupo também representa um Floresta Aurora, o de ontem, o de hoje e o do futuro – sintetiza a diretora social da Floresta.

A solenidade, que começa às 16h deste sábado, ainda contará com a presença do presidente de honra José Flávio Silveira, um dos mais antigos membros vivos. A primeira e única mulher a presidir a Floresta, entre 2010 e 2014, Maria Eunice da Silva também participará do evento. Acompanha esta turma, claro, também o presidente em exercício da sociedade, Gilmar Afrausino.

Depois da foto histórica, haverá coquetel e brinde para comemorar e marcar a abertura dos festejos. Outro importante evento que ocorrerá durante o encontro é o lançamento do livro comemorativo dos 150 da Sociedade Floresta Aurora. A sede da sociedade fica em um amplo espaço no Extremo Sul, na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 437, bairro Belém Velho. O espaço, aliás, é dos grandes orgulhos entre as conquistas da entidade.

– Estamos há 150 anos funcionando a pleno, sem fechar as portas em nenhum momento. Mudamos de sede algumas vezes até chegar aqui, onde hoje temos este espaço maravilhoso – comemora Nara.

Cronograma

Para o restante do ano, Nara adianta que o cronograma também está bem encaminhado. Em maio, haverá um chá de Dia das Mães. Julho e agosto, terão, respectivamente o mocotó e feijoada da Floresta Aurora. O maior evento antes do aniversário, em dezembro, será um seminário internacional sobre os 150 anos da sociedade. O evento terá quatro dias, sendo três deles na Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), com palestras e debates. O quarto dia será na sede, na Zona Sul. Em dezembro, o aniversário será marcado por um grande baile, em local ainda a ser definido.

Surgimento antes do fim da escravidão

Floresta Aurora / Divulgação
Baile de cem anos da entidade, em 1972

Fundada em Porto Alegre, em 1872, a Floresta Aurora surgiu antes do fim da escravidão no país, em 1888. Inicialmente, foi formada por um grupo de negros alforriados com a intenção de prestar auxílio a outros negros e suas famílias. Conforme a entidade, boa parte da história do grupo foi transmitida de forma oral. E nessas falas, o principal argumento de que se tem notícia, é o de que a união desses negros era para "além de se fortalecerem enquanto grupo, repudiar o regime escravocrata", segundo material histórico do grupo.

Outro motivo era o descaso com as cerimônias de despedidas de negros mortos. Isso porque eram pessoas que não tinham direito a um funeral digno, sendo enterradas diretamente nas covas, sem direito à cerimônia ritualística que a ocasião requer e a um caixão. Em seu início, o grupo prestava apoio para estas famílias enlutadas, proporcionando um velório respeitoso aos falecidos.

O nome não é à toa. A sociedade surgiu no bairro Floresta e percorreu outros endereços de Porto Alegre, como os bairros Cidade Baixa, Hípica, Cristal e Pedra Redonda. Até, enfim, chegar na atual sede no bairro Belém Velho.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias