Notícias



Formação de ciclone extratropical

Chuvarada pode provocar deslizamentos e transbordamento de rios no RS, alerta Defesa Civil Nacional

Com previsão de até 300 milímetros de acumulado, Serra e Litoral podem registrar o dobro da média de chuva esperada para o mês de maio. Santa Catarina também está em alerta

02/05/2022 - 21h45min


Anselmo Cunha / Agencia RBS
Semana deve ser de chuva intensa em todo o Rio Grande do Sul

Ainda em processo de formação, um ciclone extratropical, que deve atuar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina entre terça (3) e quinta-feira (5), causará fortes rajadas de vento, descargas elétricas, agitação marítima e, sobretudo, grandes volumes de chuva.  O fenômeno atingirá todo o Estado, mas Litoral Norte e Serra devem ser as áreas mais afetadas.  

Nessas regiões, que vão receber as maiores quantidades de chuva, de acordo com a Climatempo, o acumulado deve ser de até 200 milímetros, mas em alguns pontos não se descarta que chegue a 300 milímetros. Assim, até quinta-feira essas áreas podem registrar o dobro da média de chuva esperada para o mês de maio, que é de 140 a 180 milímetros.

Leia mais
Chuva volta a atingir o RS a partir de sábado, com chances de ser volumosa em partes do Estado
Morador passa noite no banheiro após árvore cair sobre casa na zona norte de Porto Alegre
Em meio a avanço da dengue na Capital, moradores convivem com praça alagada e infestada de mosquitos na Vila Assunção

Diante deste cenário, a Defesa Civil Nacional emitiu, nesta segunda-feira (2) um alerta para o risco de desastres na região sul do país. Segundo o comunicado, o cenário é mais preocupante no Nordeste do Rio Grande do Sul e no Sudeste de Santa Catarina, tendo em vista a previsão de até 180 milímetros de chuva em 24 horas

A Defesa Civil também chama a atenção para a serra gaúcha, assim como o Litoral Sul de Santa Catarina e a Grande Florianópolis, devido a possíveis deslizamentos de terra. O comunicado ainda cita a possibilidade de, no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, extravasamento nas pequenas bacias de resposta rápida e na Bacia do Uruguai. 

Na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia alertado para o risco de transbordamento, especialmente nos rios da metade leste do Estado. Há alerta de transbordamento dos rios Apuaê-Inhandava, Caí, Rio do Sinos e Taquari-Antas, de acordo com o monitoramento da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Segundo o órgão federal, as defesas civis estaduais já foram comunicadas e as possibilidades de ocorrências graves seguirão em monitoramento. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias