Notícias



Folia 2022

Imperadores do Samba é a campeã do Carnaval de Porto Alegre

A Bambas da Orgia ficou com o segundo lugar e a Imperatriz Dona Leopoldina em terceiro na série Ouro

10/05/2022 - 19h42min

Atualizada em: 11/05/2022 - 18h50min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Título foi muito comemorado por integrantes da escola presentes no Porto Seco

Em um ano de retomada do Carnaval de Porto Alegre no Complexo Cultural do Porto Seco, a Imperadores do Samba foi a grande vencedora na competição entre as agremiações da série Ouro, conquistando 159,9  pontos. A apuração iniciou por volta das 15h na tarde desta terça-feira (10). A Bambas da Orgia ficou com o segundo lugar, com 159,6 pontos, e a Imperatriz Dona Leopoldina, com 158,4 pontos, na terceira colocação. Os desfiles ocorreram nas noites dos dias 6, 7 e 8. 

Foram avaliados oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia musical, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, e alegorias. A apresentação da escola ocorreu na madrugada do domingo (8), na segunda noite de desfiles no Porto Seco. A campeã entrou na avenida com o enredo Imperadores do Samba orgulhosamente apresenta: Um espetáculo entre os palcos da cidade.

Leia mais
Como foram os desfiles das escolas do Grupo Ouro
Sebastião Melo estuda Carnaval de Porto Alegre sem cobrança de ingresso em 2023
Apuração do Carnaval de Porto Alegre termina em confusão com quebra-quebra e bombas da BM

Emocionada com a vitória, a presidente Luana Costa falou sobre sentimento de levar o 21º título: 

— Felicidade, orgulho, sensação de tirar um peso nas costas que a gente tinha de trazer a Imperadores sempre em um alto patamar. 

Luana é a primeira mulher a estar na presidência da Imperadores do Samba. E por ser mulher, ela garante que houve desafios.

— Muito mais cobrança, mas o sentimento é de orgulho e de honra, e que as próximas mulheres que venham administrar as escolas passem por menos situações difíceis que eu passei, por que somos capazes, o sexo não define nada e provamos isso.

O resultado do carnaval não foi aceito pacificamente. Integrantes da Estado Maior da Restinga acabaram se manifestando com revolta sobre o resultado. Mesas e cadeiras foram arremessadas. A Brigada Militar precisou intervir com bombas de efeito moral para encerrar com o tumulto.

A Imperadores do Samba usou seus carros alegóricos, adereços e fantasias para homenagear Porto Alegre passando por palcos da cidade, que são os espaços conhecidos dos porto-alegrenses. Um dos carros que abriu o desfile trouxe o Theatro São Pedro, com plateia e o músico Hique Gomez simulando uma apresentação. Além deste palco, passaram pelo sambódromo elementos que representaram a Feira do Livro, a Esquina Democrática, o Teatro Renascença, o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o Parque da Redenção, a Casa de Cultura Mario Quintana e, até mesmo, os palcos da bola, estádios Beira-Rio e Arena.  

– Quem nos trouxe essa proposta foi o carnavalesco Sílvio Oliveira e nós abraçamos. Eu coloquei no papel e, ao longo de todos esses meses, o imperador foi se sentindo dentro dos palcos da cidade, porque é a nossa história, na Feira do Livro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Tivemos dificuldades, não compramos fantasias nem nada pronto. A gente fez tudo e produziu cultura – relata, emocionado, o desenvolvedor do enredo, Fábio Castilhos.

A pontuação final no Grupo Ouro
/// 1ª Imperadores do Samba - 159,9
/// 2ª Bambas da Orgia - 159,6
/// 3ª Imperatriz Dona Leopoldina - 158,4
/// 4ª Estado Maior da Restinga - 158,3
/// 5ª Fidalgos e Aristocratas - 157,9
/// 6ª Império do Sol (São Leopoldo) - 157,8
/// 7ª Acadêmicos de Gravataí (Gravataí) - 157,7
/// 8ª União da Vila do IAPI - 157,7
/// 9º Império da Zona Norte (rebaixada) -157,6

Séries Prata e Bronze 

Nona colocada, a Império da Zona Norte foi rebaixada para o Grupo Prata. A Realeza venceu a série Prata, com 158,9, e assim ascende ao grupo Ouro para o desfile de 2023. Também acessa o grupo Ouro a Unidos de Vila Isabel (Viamão), com 158,8 pontos, que ficou em segundo lugar. Em terceiro, a União da Tinga, com 157,9 pontos.

As escolas classificadas em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar do Grupo Bronze acessam o Grupo Prata em 2023. A campeã foi a escola Filhos de Maria. As demais classificadas foram Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo), Mocidade da Lomba do Pinheiro e Acadêmicos da Orgia, respectivamente. No próximo ano não existirá o grupo bronze. Fora dos grupos Prata e Ouro participarão escolas como convidadas e a tribo carnavalesca. 

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias