Notícias



Bairro Humaitá

Obra que recebeu recursos da Copa de 2014 será inaugurada neste sábado em Porto Alegre

Trabalhos na Avenida José Pedro Boéssio começaram em 2019 e foram interrompidos porque, após alargamento da via, postes ficaram no meio da rua

17/06/2022 - 21h55min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Obra é uma das que receberam recursos do financiamento da Copa do Mundo de 2014

Uma obra que recebeu recursos do financiamento da Copa do Mundo de 2014 será entregue neste sábado (18), oito anos após a realização do evento esportivo em Porto Alegre. Com a liberação da Avenida José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, o torcedor do Grêmio que for à Arena para o jogo contra o Sampaio Correia, às 11h, já poderá utilizar a via.

LEIA MAIS
Construção de conjuntos habitacionais pode beneficiar moradores removidos da Avenida Tronco
Uma nova vida para os moradores da antiga Vila Nazaré
Conheça a história do casal que foi da venda de pães de queijo à própria empresa 

As obras tiveram início em novembro de 2019 e deveriam ter ficado prontas no ano seguinte. A verba seria usada inicialmente para implementação de ônibus BRTs, mas, devido ao alto custo, a ideia foi abandonada e o dinheiro aplicado em obras de infraestrutura — como a pavimentação da avenida.

O detalhe é que o pavimento está pronto desde setembro do ano passado, mas, devido ao alargamento da via, 24 postes ficaram no meio da rua junto ao traçado por onde passam os veículos. A remoção da rede de energia começou em março de 2022, e a retirada dos postes foi finalizada em abril.

A Pedracon — empresa responsável pela obra — instalou o pavimento nos buracos onde estavam os postes. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer foram realizadas intervenções de drenagem pluvial em galerias de concreto, nos dois lados da via, pavimento em blocos de concreto, execução de passeio, ciclovia, acessibilidade e sinalização.

Conforme a pasta, foram investidos R$ 13,7 milhões. A ligação com Avenida Ernesto Neugebauer, segundo a Smoi, irá favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e pela BR-290.

O titular da secretaria, André Flores, ressalta que a obra vai ajudar também o fluxo para quem frequenta a Arena.

— Essa é uma obra que melhora a mobilidade humana nessa região, tanto para os moradores quanto para quem frequenta a Arena, tanto pelo acesso quanto para o escoamento do público do estádio.

As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das intervenções na região. A primeira delas foi a obra na Ernesto Neugebauer, que recebeu nova pavimentação e rede de drenagem. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Conforme a pasta, foram investidos R$ 13,7 milhões

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias