Notícias



Fé cristã

Paróquia do Partenon e Pão dos Pobres preparam programação especial para celebrar Dia de Santo Antônio; confira

Com comemorações limitadas há dois anos, a celebração é retomada aos poucos e ainda mantém cuidados em função da pandemia

07/06/2022 - 20h45min


GZH
GZH
Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Paróquia do Partenon, de forma gradual, está retomando as celebrações para a data como eram feitas antes da pandemia

 Padroeiro dos pobres e com fama de casamenteiro, um dos santos mais conhecidos da Igreja Católica é celebrado no dia 13 de junho. Em Porto Alegre, é tradição a reunião de devotos de Santo Antônio em dois locais: na Paróquia Santo Antônio do Partenon, na zona leste da cidade, e no Pão dos Pobres, que tem o santo como padroeiro da instituição. 

Com comemorações limitadas em 2020 e 2021, a festa de Santo Antônio está sendo retomada aos poucos, ainda não de forma total, como era antes da pandemia. A paróquia do Partenon, por exemplo, retomará as missas de hora em hora no dia 13, o que não aconteceu em 2020 e 2021. Mas os cuidados ainda permanecem. 

 — Vamos retomar aos poucos a normalidade, mas com os devidos cuidados. Quando o pessoal vier, tanto para as celebrações quanto para a procissão, venham com máscara e tragam álcool gel — pede o frei Luiz Sebastião Turra, pároco da igreja.

Leia mais
Após dois anos, festa de Nossa Senhora do Trabalho terá procissão a pé em Porto Alegre
Com participação da comunidade, Morro da Cruz volta a receber encenação da Paixão de Cristo

 Na sexta-feira (10), a Paróquia do Partenon dá início ao tríduo que antecede a festa de Santo Antônio, com uma missa com benção às famílias às 19h. 

Já no sábado (11), entre 9h30min e 11h30min, a imagem do santo circulará pelo bairro e arredores, para benção da cidade. De acordo com frei Luiz, o pedido será pelo fim da pandemia. No mesmo dia, às 14h30min, haverá benção dos carros e entrega da medalha de Santo Antônio em frente à igreja e nas laterais do espaço. Às 15h30min, ocorre a benção da saúde com a Ação Solidária e com a Pastoral da Saúde. 

No domingo (12), terceiro dia do tríduo, estão marcadas as missas dos devotos: às 7h30min, às 10h, às 15h30min e às 18h30min.

Com início às 7h, a missa de hora em hora marca o dia da festa, segunda-feira (13), se estendendo até as 18h. Logo após, às 19h, ocorre a procissão luminosa, que será retomada após dois anos suspensa, e será encerrada com benção à multidão. No mesmo dia, será servido chá, torta e pastel, além da distribuição dos pãezinhos, uma das tradições da festa de Santo Antônio, será feita.

Ainda com cuidados contra o coronavírus, a distribuição dos alimentos será no modelo takeaway, em que os fiéis retiram no local e consomem em casa, para evitar aglomeração. Não é necessário levar recipiente — a instituição disponibiliza. Os valores dos alimentos serão divulgados nos próximos dias pela paróquia, e a contribuição ajudará na manutenção da igreja, que está restaurando os vitrais que vieram da França há 91 anos.

Pão dos Pobres

O Pão dos Pobres, entidade do terceiro setor de Porto Alegre que presta atendimento socioassistencial a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, anualmente também reúne devotos para celebrar o dia de Santo Antônio. A instituição, que tem o santo como padroeiro, promove um chá beneficente na segunda-feira (13).  

Depois de dois anos sem festejar a data, as festividades retomam, embora ainda não nos moldes realizados antes a pandemia, com a tradicional festa. O chá beneficente será realizado na segunda-feira (13), das 15h às 17h, no refeitório do Pão dos Pobres. Os ingressos, que este ano custam R$ 30, são vendidos na loja da instituição, junto à entrada, na Rua da República, 801.

De acordo com a entidade, o valor arrecadado ajudará na manutenção dos projetos e da estrutura da fundação, que atende cerca de 1,4 mil crianças e adolescentes em situação de risco social e pobreza extrema.

Além disso, serão realizadas missas às 10h, às 14h e às 16h na capela do Pão dos Pobres. Durante as celebrações, serão distribuídos os tradicionais pãezinhos.

Paróquia Santo Antônio do Partenon  (Rua Luís de Camões, 35 - Santo Antônio)

Sexta-feira (10)

  • 19h - Início do tríduo com a missa de benção das famílias

Sábado (11)

  • 9h30min às 11h30min - visita da imagem do Santo Antônio ao bairro e arredores
  • 14h30min - benção dos carros e entrega da medalha de Santo Antônio
  • 15h30min - missa e benção da saúde com a Ação Solidária e Pastoral da Saúde

Domingo (12)

  • 7h30min, 10h e 18h30min - missa dos devotos

Segunda-feira (13)

  • 7h30min às 18h - missa de hora em hora
  • 19h - procissão luminosa
  • Ao longo do dia, venda de chás, pastéis, tortas no Salão Panorâmico. Os valores dos alimentos ainda serão divulgados pela Paróquia

Pão dos Pobres  (Rua da República, 801 - Cidade Baixa)

Segunda-feira (13)

  •  Chá beneficente, das 15h às 17h, no refeitório do Pão dos Pobres. Os ingressos custam R$ 30 e são vendidos na loja da instituição
  • Missa às 10h, às 14h e às 16h na capela

MAIS SOBRE

Últimas Notícias