Notícias



Lanchão Seival

Reprodução do histórico barco de Giuseppe Garibaldi atraca em Porto Alegre; veja imagens

Embarcação foi construída com o objetivo de resgatar a lembrança da Revolução Farroupilha e de conscientizar para a educação ambiental

09/06/2022 - 21h52min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Embarcação navegando pelo Guaíba pela primeira vez

As águas do Guaíba tiveram, nesta quinta-feira (9), um encontro inédito com um pedaço da história gaúcha. Uma reprodução do barco Seival, usado pelo líder farrapo Giuseppe Garibaldi, chegou junto com o pôr do sol ao Clube Veleiros do Sul, na zona sul da Capital. O barco foi construído com o objetivo de resgatar a história da Revolução Farroupilha e de conscientizar crianças sobre a relação com o meio ambiente e o cuidado com as águas.  

LEIA MAIS
Sem uso, consultórios oftalmológicos não realizaram 2 mil atendimentos na Capital e Região Metropolitana
Viúvo, pai e avô: a história do padre de 85 anos que casou o próprio neto em Porto Alegre
Conheça a história do casal que foi da venda de pães de queijo à própria empresa 

Toda em madeira, com dois mastros de igual tamanho e fundo chato de pouco calado, como a original, a escuna partiu por volta das 9h de Itapuã, em Viamão, após ser visitada por cerca de 30 crianças da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Genésio Pires. Sob forte neblina, navegou usando o motor em vez das velas até Barra do Ribeiro, onde mais crianças puderam conhecer o barco. 

— Não se enxergava nada, só nos guiamos pelo GPS. A neblina molhou o cabelo, a roupa, embaçou os óculos: a cara do inverno. O sol só apareceu à tarde — conta a arquiteta Sandra Garcez, 56 anos. 

No começo da tarde, o barco partiu com 22 pessoas, incluindo a tripulação, jornalistas, autoridades e curiosos, a Porto Alegre — onde o Seival original nunca ancorou. 

O barco começou a ser construído em 2019 em Camaquã, com dimensões semelhantes à embarcação farroupilha: 15 metros de comprimento e 12 de altura. Em março, foi levado de carreta em um comboio pela BR-116 até a Lagoa dos Patos, sendo ancorado no ponto em que seu original esteve em 1839. Antes de chegar ao Guaíba, teve suas velas postas à prova de Arambaré para Tapes. 

O idealizador do projeto é o professor Antônio Carlos Rodrigues, 59, que resolveu tirar do papel a planta feita pelo modelista naval Luiz Lauro Pereira Júnior. O valor investido foi de aproximadamente R$ 600 mil, arrecadados pela Associação Amigos do Seival. O motor foi pago por parentes de Giuseppe e Anita Garibaldi, moradores da Itália. 

A embarcação, acrescenta Antônio, não está concluída: faltam, por exemplo, as reproduções dos canhões e o museu planejado para a parte interior do barco - já carrega peças usadas para construção de embarcações, balas de canhão, uma âncora centenária e uma luneta do século 19. Para terminar o barco e mantê-lo navegando, a associação criou um financiamento coletivo, que pode ser acessado neste link.

Jefferson Botega / Agencia RBS
Barco indo rumo a Porto Alegre pelo Guaíba

O barco ficará no Veleiros do Sul para que associados do clube o visitem no sábado (11). Ainda não está definido quando o lanchão partirá para sua próxima viagem, mas o objetivo é levá-lo ao oceano e subir a costa gaúcha até a cidade catarinense de Laguna, tomada por Garibaldi com o Seival em 22 de julho de 1839. 

No futuro, Antônio ainda quer chegar com a embarcação à Itália, onde o líder farrapo morreu, em 1882.

— Quanto mais eu aprendo (sobre navegação), mais eu sei que será difícil — ri o professor. — Mas ainda não desisti. 

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias