Notícias



Vacina contra covid-19

Anvisa libera uso da CoronaVac em crianças de três a cinco anos

Agência informou que o imunizante não deve ser aplicado em indivíduos imunossuprimidos 

13/07/2022 - 21h22min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail
Anvisa / Youtube/Reprodução
Diretores da Anvisa votam o pedido do Instituto Butantan na tarde desta quarta-feira (13)

Por unanimidade, os cinco diretores da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa) aprovaram o uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças de três a cinco anos. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (13), na qual foram apresentados resultados de quatro estudos do uso do imunizante na faixa etária agora autorizada. A CoronaVac já é usada no público a partir dos seis anos.

Após a apresentação dos especialistas externos, profissionais da área técnica da Anvisa falaram sobre pesquisas do imunizante e deram parecer favorável à aplicação em crianças de três a cinco anos. "A totalidade das evidências científicas disponíveis sugere que há indicativos de benefícios a para utilização da vacina na população pediátrica", diz o material divulgado na reunião. Por fim, os diretores da Anvisa votaram e aprovaram a liberação da CoronaVac para o grupo etário.

De acordo com a agência, a CoronaVac destinada às crianças terá a mesma fórmula daquelas já aplicadas em adultos. Além disso, o esquema vacinal do público será em duas doses, com intervalo de 28 dias entre elas.  Por fim, a Anvisa informou que o imunizante não deve ser aplicado em crianças imunossuprimidas (com imunidade baixa), pois ainda são necessários dados e pesquisas sobre o efeito em indivíduos desse grupo.

Leia mais
Veja como fica o intervalo e quantas vacinas tomar para ficar com a carteirinha em dia
Enquanto EUA iniciam vacinação de bebês, Brasil não tem data para imunizar menores de cinco anos
Devo esperar mais reações à quarta dose contra covid? Confira respostas para essa e outras dúvidas

Com a autorização de hoje, a projeção é que mais de 5,9 milhões de crianças de três a cinco estejam aptas a se imunizar contra a covid-19 no Brasil, sendo cerca de 420 mil no Rio Grande do Sul. Para que a vacinação desse público comece, é preciso que o Ministério da Saúde (MS) oriente formalmente a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o que deve ocorrer nos próximos dias.   

O pedido do uso para a faixa etária havia sido feito pelo Instituto Butantan em março deste ano. O imunizante está liberado para uso emergencial no Brasil desde janeiro de 2021 para pessoas a partir de 18 anos. Em janeiro deste ano, o uso da vacina foi  autorizado para crianças e adolescentes de seis a 17 anos.

Para o médico infectologista André Luiz Machado, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, a liberação do imunizante para o grupo é "uma excelente notícia".

— É uma vacina que vem demonstrando segurança e eficácia nessa população, além de ter um bom perfil de segurança por ser inativada. E as crianças respondem bem a isso. É mais uma parcela significativa da população que poderá ser imunizada, com objetivo de torná-la protegida  — pontua.

Para Machado, a resistência à vacinação por parte de alguns pais é esperada, mas, por ser um imunizante com mais experiência de uso, o infectologista acredita que haverá melhor aceitação por parte dos responsáveis.

De acordo com Marcelo Otsuka, infectologista pediátrico e vice-presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a decisão da Anvisa dará mais ferramentas para combater o coronavírus no país. Além disso, acrescenta que é importante vacinar crianças mesmo que os casos graves da doença nessa faixa etária sejam mais raros do que os registrados entre adultos.

 — Não existe tratamento nem medicamento na pediatria para controlar a doença. Então é fundamental ter opções. Mas não tinha porque ter essa demora para a aprovação da vacina como aconteceu, já que os dados (que atestam a eficácia no grupo) haviam sido apresentados há algum tempo — pontua.

Veja como foi a reunião da Anvisa: 

O uso da CoronaVac em crianças a partir dos seis anos foi aprovado pela Anvisa no dia 20 de janeiro de 2022. Em março, o Butantan encaminhou pedido de ampliação do uso  para faixa dos três aos cinco anos. Desde então ocorriam trâmites para que a liberação ocorresse. 

Durante o período de análise, a Anvisa contou com pareceres de especialistas externos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).  

Em 8 de junho, especialistas externos se reuniram com a Anvisa para tratar sobre os dados de eficácia e segurança da CoronaVac para o público infantil.  O grupo teve, então, até o dia 17 de junho para encaminhar um parecer sobre o tema.


Os trâmites da CoronaVac junto à Anvisa para vacinação infantil:

  • 20 de janeiro de 2022 – Aprovado uso de CoronaVac a partir dos seis anos
  • 11 de março – Instituto Butantan encaminha pedido de ampliação da CoronaVac para faixa dos três aos cinco anos
  • 22 de março – Anvisa se reúne com especialistas para avaliar uso da CoronaVac para três a cinco anos
  • 14 de abril – Anvisa conclui que dados enviados pelo Butantan são insuficientes para a decisão sobre o uso da CoronaVac em crianças de três a cinco anos
  • 13 de maio - Butantan e Anvisa se reúnem para analisar os dados de eficácia da CoronaVac em crianças de três a cinco anos, mas, de acordo com a agência, as informações apresentadas não contemplam as exigências
  • 20 de maio - Nova reunião entre Anvisa e Butantan discute uso da CoronaVac nas crianças de três a cinco anos. No encontro, o laboratório apresentou dados de efetividade referente a vacinação da população pediátrica no Chile, que ainda deveriam ser submetidos formalmente à avaliação
  • 8 de junho - Especialistas externos se reúnem com a Anvisa para tratar sobre os dados de eficácia e segurança da CoronaVac para o público infantil.  O grupo envolve representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Eles teriam até o dia 17 de junho para encaminhar um parecer sobre o tema
  • 13 de julho -  Especialistas apresentaram estudos à Anvisa sobre o uso do imunizante em crianças de três a cincos. Com as conclusões, os diretores da agência aprovaram a utilização da CoronaVac na faixa etária, de forma emergencial

MAIS SOBRE

Últimas Notícias