Notícias



ENSINO PÚBLICO

Funcionando de forma provisória há 30 anos, escola de Canoas tem construção de prédio definitivo iniciada

Trabalhos na instituição Ildo Meneghetti tiveram reinício anunciado em junho do ano passado. Agora, prefeitura fez uma nova promessa de concluir os trabalhos

20/07/2022 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Ednéia Petry / Arquivo Pessoal
Movimentação no terreno traz esperança à comunidade

A promessa de reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ildo Meneghetti, em Canoas, voltou à estaca zero. Isso porque, dois anos depois de anunciar obras no local, a administração municipal fez um novo lançamento, agora em 2022. Segundo a prefeitura de Canoas, “em pouco tempo a instituição irá contar com amplas salas de aula, biblioteca, laboratórios, entre outras instalações”. 

Leia mais
Em Canoas, escola funciona em prédio improvisado desde 1990
Cupins, assoalho esburacado e forro que ameaça despencar: este é o cenário que espera alunos em escola de Canoas
Após um mês, emergência pediátrica do Hospital Universitário de Canoas é reaberta

A ordem de início das obras foi assinada no dia 6 de junho, mas a previsão de entrega é para daqui um ano e meio. No anúncio de 2020, a previsão de obras era de 12 meses, ou seja, o colégio deveria ter sido entregue há um ano. Porém, as obras não foram sequer iniciadas. 

Com a troca de governo, em 2021, os trabalhos na Ildo Meneghetti voltaram ao radar. A razão é que a escola é uma das mais tradicionais da cidade, além de ter um histórico de luta por parte da própria comunidade escolar, que exige reformas há anos. O Diário Gaúcho acompanha o tema, ao menos, desde 2018. 

A escola foi construída em 1990, há 30 anos. Desde a fundação, a estrutura deveria ser provisória, já que as salas foram erguidas com restos de outros prédios públicos. Porém, uma estrutura adequada nunca foi erguida. Em 2018, aliás, umas dessas partes provisórias estava tão deteriorada que acabou sendo demolida. No lugar, dois contêineres foram instalados e transformados em sala de aula. Mesmo improvisados, os espaços, pelo menos, eram um ambiente mais seguro e com ar-condicionado. Em outubro de 2019, por exemplo, o DG mostrou que pais de alunos da instituição, que fica no bairro Estância Velha, organizaram um dossiê com documentos e fotos dos problemas estruturais da instituição e o entregaram ao Ministério Público.

Expectativa

Essa é a terceira promessa de reconstrução da Ildo Meneghetti. Quem assegura é a ex-diretora da instituição, Edneia Petry. Nas três vezes anteriores, ela recorda que os trabalhos nem chegaram a ser iniciados. Ao menos, agora, estão ocorrendo. Atual diretora do colégio, Josete Cardoso Alves conta que a comunidade “está em festa” desde o início das obras.

– Essa era uma demanda há muito solicitada pela comunidade em função dos problemas estruturais que o prédio apresentava. Contamos com a conclusão da obra dentro do prazo estabelecido no contrato – deseja a diretora.

Conforme a secretária de Educação em Canoas, Beth Colombo, as obras na escola são uma demanda antiga da comunidade:

– Cerca de 600 alunos estudam na instituição e, desde 2018, há a promessa de uma reconstrução. A escola estava com problemas estruturais gravíssimos. 

A pasta municipal de Educação explica que o projeto da escola prevê 11 salas de aula, salas de professores, de orientação e supervisão, sanitários para professores e alunos, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, sala de atividades múltiplas, de recursos didáticos, espaço para depósito, refeitório com cozinha, despensa, cantina e torre de reservatórios para água potável. O investimento inicial para a obra é de mais de R$ 6,5 milhões, de recursos próprios do município.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias