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Após filas

Mutirões para atualização do Cadastro Único começam na próxima semana em Porto Alegre

Ônibus do Ministério Público estadual será utilizado pela Fasc para chegar a diferentes bairros até o mês de dezembro

14/07/2022 - 21h43min


Laura Becker
Laura Becker
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Lauro Alves / Agencia RBS
Grande número de pessoas buscou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para fazer a atualização nesta segunda-feira

Na tentativa de agilizar a atualização cadastral das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) realizará a partir da próxima quinta-feira (21) um mutirão para atendimento em Porto Alegre. O objetivo é evitar as longas filas para realizar o processo, como o observado nesta quinta-feira (14).

O primeiro mutirão será realizado no bairro Santa Rosa de Lima, na zona norte da Capital. O serviço ocorrerá utilizando o ônibus do Ministério Público do RS, que garante acesso ao sistema do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O calendário completo dos mutirões deve ser divulgado nos próximos dias pela Fundação.

Conforme a Fasc, a atualização cadastral das famílias está dando preferência para aquelas que fizeram o processo nos anos de 2016-2017. Pessoas que estão com problemas cadastrais também serão atendidas durantes os mutirões.

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Para que possa ampliar os dias de realização dos mutirões, a Fundação encaminhou uma solicitação ao MDS para efetuar ações do tipo aos sábados. No entanto, até o momento, não obteve um retorno do órgão.

— Estamos fazendo atualmente 600 cadastros ao dia, isso dá em torno de 12 mil cadastramentos mensais. Se pudermos ampliar os dias, iremos aumentar esse número. As pessoas precisam deste serviço, pois é um direito delas — afirmou a presidente da fundação, Cátia Lara Martins.

Além dos mutirões, a Fasc informou que o horário de atendimento nas unidades descentralizadas passará a ser das 8h às 20h. No entanto, até o momento, não há uma definição de quando a ampliação do horário passará a valer e quais os postos terão esta mudança.

Nos 22 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o atendimento é prioritário às famílias acompanhadas pelas equipes técnicas do território. Porém, a fundação afirma que está trabalhando para que novos cadastros ou atualizações cadastrais presenciais também sejam atendidos. 


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