Notícias



Oportunidade

Escolas particulares de Porto Alegre oferecem bolsas integrais da Educação Infantil ao Ensino Médio

Confira os critérios e como fazer para participar dos processos seletivos

12/08/2022 - 22h41min

Atualizada em: 15/08/2022 - 18h29min


GZH
GZH

 Correção: as inscrições para bolsas de estudos nas escolas da Rede Marista são apenas para o ano letivo de 2023, e não contemplam oportunidades para 2022 como publicado entre as 14h45min de 12 de agosto e as 14h45min de 15 de agosto. O texto foi corrigido.  

Planejar o próximo ano escolar de seu filho com meses de antecedência pode abrir a possibilidade de inscrevê-lo para concorrer a uma bolsa de estudos em uma escola particular. Em Porto Alegre, o Colégio Farroupilha e a Rede Marista estão com inscrições abertas para processos seletivos, que oferecem bolsas de ensino integral para estudantes de baixa renda, cada uma com seus critérios.

GZH também consultou outras entidades responsáveis por escolas privadas da Capital. Entre elas a Rede La Salle, que informou que um edital de concessão de bolsa social será publicado entre os meses de outubro e novembro e será divulgado nos canais de comunicação da instituição. O Colégio Maria Imaculada informou que ainda não definiu a ocorrência de bolsas para o ano letivo de 2023.


Uma dica para os pais que procuram este tipo de oportunidade é ficarem atentos às redes sociais e sites das instituições de sua preferência, que é por onde são feitas as divulgações. Outra opção é ligar para os locais e se informar sobre a possibilidade de abertura de vagas Em alguns casos, a concessão de novas bolsas depende de processos internos como o planejamento das turmas, a renovação dos atuais beneficiários, entre outras questões que costumam ter definição nos meses finais do ano letivo.

Leia mais
Escola do bairro Belém Novo enfrenta falta de estrutura e turnos reduzidos
Inspirado por ídolo Cristiano Ronaldo, aluno com deficiência intelectual aprende o alfabeto e melhora desempenho escolar
Projeto ensina sobre barbearia e empreendedorismo a jovens do bairro Bom Jesus

Confira as instituições com inscrições abertas:

Colégio Farroupilha

As inscrições para o concorrer a bolsas no Colégio Farroupilha abriram na segunda-feira (8) e seguem até o dia 26, com oferta de vagas para alunos de 1º, 6º, 7º e 8º ano, na unidade Correia Lima. Também é possível se inscrever para as demais séries, que terão formação de lista de espera, conforme o edital, que pode ser acessado neste link

Podem concorrer ao benefício candidatos cujo grupo familiar tenha renda bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. A seleção é dividida em três etapas, começando pela inscrição, que deve ser feita pelo site, e agendamento de uma entrevista online. O prazo limite é as 18h de 26 de agosto, mas as inscrições podem se encerrar antes, caso se esgotem os horários de agendamento.

A segunda etapa será presencial, com a apresentação da documentação exigida e a entrevista na sede da Associação Beneficente e Educacional (ABE) de 1858, mantenedora do Colégio Farroupilha. A terceira consiste em uma avaliação pedagógica, que não é aplicada apenas para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental.

Rede Marista

Com inscrições abertas ainda para 2022 e oferta que continuará para o ano que vem, as oportunidades de bolsas nas escolas da Rede Marista devem ser conferidas por telefone, ligando diretamente para a unidade desejada. Após a inscrição, as próximas etapas consistem em uma entrevista com os candidatos e na avaliação socioeconômica familiar, realizada por profissionais do serviço social. No momento, as vagas disponíveis são para Educação Infantil, Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Confira as unidades que estão com inscrições abertas:

Colégio Marista Ir. Jaime Biazus
Vagas para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio
Inscrições pelo telefone (51) 3086-2300
Endereço: Estrada Antônio Severino, bairro Mario Quintana, Porto Alegre

Colégio Marista Vettorello
Vagas na modalidade EJA para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
Inscrições pelo telefone (51) 3086-2050
Endereço: Rua Dom Bosco, nº 103, Bairro Glória, Porto Alegre

Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus
Vagas em turno integral para crianças de quatro meses a seis anos de idade
Inscrições pelo telefone (51) 3058-0603
Endereço: Rua Garça Moura, n º 100, loteamento Santa Teresinha, Porto Alegre

Escola Marista de Educação Infantil Renascer
Vagas em turno integral para crianças de um a cinco anos de idade
Inscrições pelo telefone (51) 3366-2844
Endereço: Rua Irmãos Maristas, bairro Mario Quintana, Porto Alegre

Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara
Vagas em turno integral para crianças de quatro meses a quatro anos de idade
Inscrições pelo telefone (51) 3203-1622
Endereço: Rua Santa Rita de Cássia, nº 90, Ilha Grande dos Marinheiros, Porto Alegre

Escola Marista de Educação Infantil Cézar Busatto
Vagas em turno integral para crianças de zero a cinco anos de idade
Inscrições pelo telefone (51) 2312-7570
Endereço: Rua Lucas Espíndola, 90, bairro Mario Quintana, Porto Alegre



MAIS SOBRE

Últimas Notícias