Notícias



Retomada

Fiéis participam de carreata de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre

Imagem ficará em igreja no Centro Histórico até o dia da procissão 

14/08/2022 - 21h19min


Bruna Viesseri
Enviar E-mail
Camila Hermes / Agência RBS
Imagem saiu da igreja dos Navegantes e ficará no Centro Histórico nos próximos dias

Em homenagem ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre, fiéis participaram de uma carreata na manhã deste domingo (14). A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada em um caminhão, acompanhada dos participantes, passando por pontos tradicionais da Capital, como a Orla da Guaíba. O evento religioso tem o slogan "O coração do povo de Porto Alegre".

LEIA MAIS
Mais de 3,8 mil taxistas de Porto Alegre são cadastrados para receber auxílio federal; saiba como será o pagamento
Obras do Quadrilátero Central chegam à Rua Voluntários da Pátria
Escola do bairro Belém Novo enfrenta falta de estrutura e turnos reduzidos

O rito começou no Santuário de Navegantes, no bairro de mesmo nome, onde uma breve missa foi realizada no começo do evento. Por volta das 10h20min, o trajeto começou com a imagem da santa sendo levada do local em um caminhão, seguida pelo grupo de motoristas.

Os fiéis passaram por vias como Farrapos e Mauá, chegando ao Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. No local, a imagem foi recebida com festa, chuva de papéis picados e palmas.

Aos 75 anos, Ironi Oliveira levantou mais cedo, pegou ônibus e trem, vindo da Canoas, para acompanhar a chegada da santa no centro de Porto Alegre, neste domingo:

— Eu venho pela fé. Nossa Senhora é única, e sempre venho acompanhar esse momento, é muito bonito.

O padre da paróquia de Navegantes, Remi Maldaner, acompanhou a carreata e lembrou a tradição de devoção à santa na Capital.

— Essa festa é uma edição especial, para celebrar o aniversário e para lembrarmos que Porto Alegre tem uma longa história de religiosidade. Ela é a padroeira do povo da Capital e esse momento é para quem estava com saudade desse encontro, para que possam manifestar sua alegria e fé. Hoje, fizemos carreata para poder passarmos por pontos da cidade, como o Cais e a Orla, dando uma visão histórica da cidade, de locais que foram se criando. No retorno, dia 21, será feita a tradicional caminhada.

Retomada da procissão

A imagem permanecerá na igreja do Centro até o dia 21 de agosto, quando retornará para a paroquia no bairro Navegantes.

Neste dia, será realizada uma procissão, que não ocorre desde 2020 em razão da pandemia. Desde então, apenas carreatas foram feitas, a última em fevereiro deste ano.

No próximo domingo, a santa sairá do Centro por volta das 8h30min, após uma missa, e deve chegar no bairro Navegantes às 10h30min, onde um palco estará montado para recebê-la. A expectativa é que fiéis participem da caminhada, tradicional em Porto Alegre.

— Estamos muito ansiosos para esse momento, porque o clamor do povo de Porto Alegre por esse retorno é muito grande. As pessoas realmente sentiram muito a ausência dessa Mãe  por perto, então escolhemos retomar e fazer com que ela volte a caminhar junto com os moradores, para que abençoe seus fiéis nesse momento que tivemos tantas dificuldades e perdas — afirma a secretária da paróquia e responsável pela festa de Navegantes, Dione Tarso, 54 anos.

Também como parte das homenagens da paróquia de Navegantes ao aniversário da cidade, a imagem da santa foi levada a região das Ilhas, em janeiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias